Cuidados com produtos de limpeza

Quais cuidados tomar ao misturar produtos de limpeza da casa?

Mais do que nunca, garantir a limpeza e a higienização do lar é mais do que importante: é atividade obrigatória. Muitas pessoas estão fazendo misturas com produtos de limpeza da casa como uma forma de manter o ambiente longe de vírus e bactérias. Porém, a preocupação e a falta de informação podem levar a graves consequências.

A água sanitária, por exemplo, você chega a misturá-la com outros produtos? Saiba que muitos podem provocar reações perigosas!

Neste post, explicarei quais produtos de limpeza da casa não podem ser misturados e os cuidados que devem ser tomados na hora de limpar o seu lar.

Produtos de limpeza da casa que não devem ser misturados

Água sanitária e desinfetante

Como você vai perceber, a água sanitária é um dos itens mais perigosos quando é misturada a outros produtos de limpeza.

Ao entrar em contato com o desinfetante, a água sanitária pode formar a tricloramina. Essa substância é capaz de provocar queimaduras nas mucosas da área respiratória e, ainda mais grave, causar asfixia quando a mistura é feita em ambientes fechados.

Sempre que for fazer uma faxina, além de não misturar os produtos, evite fechar a porta do local, como o banheiro ou a cozinha.

Água sanitária e álcool

A junção entre água sanitária e álcool forma dois tipos de substâncias tóxicas: o clorofórmio e o cloreto de hidrogênio. Quando usada de maneira inadequada ou se for inalada, essa substância provoca problemas no pulmão, olhos, rins, pele, fígado e sistema nervoso. 

Água sanitária e vinagre

E a água sanitária e o vinagre, será que tem problema misturar? Tem, sim! A junção entre os dois forma o cloro gasoso. Ao ser inalado, essa substância acarreta diferentes problemas respiratórios.

No entanto, tanto para limpeza de alimentos quanto da casa, eles podem ser usados separadamente.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Quando você mistura o bicarbonato e o vinagre, essas duas substâncias se anulam, já que uma é ácida e a outra alcalina. Ou seja, você vai ter um trabalho enorme e não vai ter utilidade. Além disso, há outro risco: juntos eles podem gerar uma explosão quando a mistura é realizada em um recipiente fechado.

Água oxigenada e vinagre

Água oxigenada e vinagre formam juntos o ácido peracético. Quando utilizado em grandes quantidades provoca feridas na pele, machuca os olhos, a garganta, pulmões e nariz. 

Como armazenar os produtos de limpeza da casa?

Além de evitar a mistura de alguns produtos de limpeza, a forma como são armazenados também tem grande relevância.

Portanto, é importante que você:

  • nunca retire os rótulos das embalagens;
  • mantenha os produtos de limpeza longe de crianças e animais de estimação. Se possível, guarde-os sempre em lugares altos, arejados, longe do sol e umidade;
  • não reutilize as embalagens para colocar produtos diferentes. Se for usar os refis, use sempre o mesmo recipiente para cada produto;
  • tenha cuidado no manejo da água sanitária e saiba quando é necessário diluí-la em água. Além disso, utilize bastante água após limpar algo com o produto;
  • leia os rótulos com atenção e confira as recomendações, para evitar acidentes e desperdício.

Siga as dicas deste post para garantir a segurança do seu lar usar produtos de limpeza da casa. 

Quer ficar por dentro das novidades do blog? Siga as minhas redes sociais! Estou no Pinterest, Instagram, Facebook e YouTube!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.