Mais do que nunca, garantir a limpeza e a higienização do lar é mais do que importante: é atividade obrigatória. Muitas pessoas estão fazendo misturas com produtos de limpeza da casa como uma forma de manter o ambiente longe de vírus e bactérias. Porém, a preocupação e a falta de informação podem levar a graves consequências.
A água sanitária, por exemplo, você chega a misturá-la com outros produtos? Saiba que muitos podem provocar reações perigosas!
Neste post, explicarei quais produtos de limpeza da casa não podem ser misturados e os cuidados que devem ser tomados na hora de limpar o seu lar.
Produtos de limpeza da casa que não devem ser misturados
Água sanitária e desinfetante
Como você vai perceber, a água sanitária é um dos itens mais perigosos quando é misturada a outros produtos de limpeza.
Ao entrar em contato com o desinfetante, a água sanitária pode formar a tricloramina. Essa substância é capaz de provocar queimaduras nas mucosas da área respiratória e, ainda mais grave, causar asfixia quando a mistura é feita em ambientes fechados.
Sempre que for fazer uma faxina, além de não misturar os produtos, evite fechar a porta do local, como o banheiro ou a cozinha.
Água sanitária e álcool
A junção entre água sanitária e álcool forma dois tipos de substâncias tóxicas: o clorofórmio e o cloreto de hidrogênio. Quando usada de maneira inadequada ou se for inalada, essa substância provoca problemas no pulmão, olhos, rins, pele, fígado e sistema nervoso.
Água sanitária e vinagre
E a água sanitária e o vinagre, será que tem problema misturar? Tem, sim! A junção entre os dois forma o cloro gasoso. Ao ser inalado, essa substância acarreta diferentes problemas respiratórios.
No entanto, tanto para limpeza de alimentos quanto da casa, eles podem ser usados separadamente.
Bicarbonato de sódio e vinagre
Quando você mistura o bicarbonato e o vinagre, essas duas substâncias se anulam, já que uma é ácida e a outra alcalina. Ou seja, você vai ter um trabalho enorme e não vai ter utilidade. Além disso, há outro risco: juntos eles podem gerar uma explosão quando a mistura é realizada em um recipiente fechado.
Água oxigenada e vinagre
Água oxigenada e vinagre formam juntos o ácido peracético. Quando utilizado em grandes quantidades provoca feridas na pele, machuca os olhos, a garganta, pulmões e nariz.
Como armazenar os produtos de limpeza da casa?
Além de evitar a mistura de alguns produtos de limpeza, a forma como são armazenados também tem grande relevância.
Portanto, é importante que você:
- nunca retire os rótulos das embalagens;
- mantenha os produtos de limpeza longe de crianças e animais de estimação. Se possível, guarde-os sempre em lugares altos, arejados, longe do sol e umidade;
- não reutilize as embalagens para colocar produtos diferentes. Se for usar os refis, use sempre o mesmo recipiente para cada produto;
- tenha cuidado no manejo da água sanitária e saiba quando é necessário diluí-la em água. Além disso, utilize bastante água após limpar algo com o produto;
- leia os rótulos com atenção e confira as recomendações, para evitar acidentes e desperdício.
Siga as dicas deste post para garantir a segurança do seu lar usar produtos de limpeza da casa.
Quer ficar por dentro das novidades do blog? Siga as minhas redes sociais! Estou no Pinterest, Instagram, Facebook e YouTube!
Beijos e abraços,
Camy Scotti