Como limpar pisos de madeira

Como limpar piso de madeira?

Você sabia que cada tipo de piso requer cuidados diferentes ao realizar a limpeza? A manutenção de um piso de porcelanato não será a mesma indicada para um de ardósia, por exemplo. No post de hoje, explicarei como limpar piso de madeira.

Isso é importante para garantir a durabilidade e a beleza do piso do ambiente. Quanto maior for o cuidado e a realização da manutenção feita com regularidade, melhores serão os resultados. Um simples erro pode fazer com que o seu piso se deteriore e você tenha que trocá-lo. Confira:

Por onde começar a limpar piso de madeira?

O primeiro passo é remover a poeira e outros tipos de sujeiras. Para isso, você pode varrer com uma vassoura de cerdas macias ou usar um aspirador de pó, que já facilita bastante o trabalho.

No dia a dia, você pode passar um pano úmido, apenas com água,  para complementar. Já naqueles dias de arrumação completa, adicione um pouco de desinfetante à água. Além de higienizar o piso, deixa um cheirinho gostoso no ambiente.

Para finalizar, o pano limpo e seco deve ser passado por toda a superfície para garantir que o seu piso de madeira não ficou úmido.

Quais erros evitar?

Quando pensamos em limpeza, consequentemente já nos vem à cabeça jogar bastante água para retirar qualquer resquício de sujeira, né? No entanto, a água se torna uma grande vilã ao limpar piso de madeira.

O piso de  madeira absorve com facilidade a água. Quando usada em grandes quantidades, ela faz com que ele fique encharcado. Assim, a chance que ele se descole e empene é grande.

O que usar para limpar pisos de madeira

Já sobre os produtos de limpeza, não use:

  • água sanitária;
  • saponáceos;
  • produtos à base de silicone;
  • cera (é importante conferir se o seu piso pode ou não passar cera nele).

Além disso, tudo o que for abrasivo deve ser evitado, pois pode provocar avarias e arranhões. Portanto, nada de usar palha de aço e esponjas.

Pode usar soluções caseiras na limpeza do piso de madeira?

Você já sabe que alguns produtos e itens de limpeza não podem ser usados no piso de madeira. Porém, existem receitas caseiras que contribuem para a faxina da casa e que você pode fazer para cuidar do seu assoalho.

Para tanto, você vai precisar:

  • água;
  • detergente;
  • vinagre.

Para cada litro de água, adicione 10ml de detergente e 10ml de vinagre. Misture-os em um balde e passe em seguida no chão com um pano macio: não se esqueça de que o pano deve estar apenas umedecido.

Essa solução ajudará na remoção de manchas, gorduras e impurezas do seu piso de madeira. Finalize passando o pano limpo e seco.

Viu só como é possível limpar piso de madeira de forma prática e rápida? Siga as dicas que compartilhei e evite cometer os erros citados. Assim, o seu piso ficará como se fosse novo por muito tempo!

Quer mais dicas de limpeza? Confira este post e tire suas dúvidas sobre como limpar tapete!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.