Brincadeiras para as férias

Brincadeiras para fazer com as crianças nas férias

As férias chegaram e alguns papais e mamães ficam bem assustados com esse momento, afinal o que fazer com as crianças tanto tempo dentro de casa?

Deixa eu te contar uma coisa, você era muito boa em brincar, sabia? Você só se esqueceu depois de tantas novas responsabilidades e cobranças da vida adulta.
Mas tudo bem, é igual andar de bicicleta e, na verdade, é tudo o que você também precisa para se sentir melhor em meio à rotina.

Vem comigo, olha só dicas simples eu separei para você!

 

*Para crianças até 4 anos

 Pintura sem sujeira

Se você tem um cantinho da bagunça em casa, super indico dar tintas guache e telas às crianças. Mas, se você não tem esse espaço, há uma solução.

Compre um daqueles saquinhos que possam ser lacrados, como ziploc, depois encha-o com tintas até ⅓ mais ou menos. Lacre e prenda suas laterais com fita adesiva (aconselho passar duas vezes a fita) em uma cartolina ou no chão mesmo. Assim, ao passar os dedinhos pelo lado de fora do saquinho com tinta, seu pequeno faz desenhos incríveis sem bagunça!

Pintura sem sujeira
Imagem e ideia – tempo juntos

Para mudar um pouco a brincadeira, você também pode dar um papelão grande e um pincel com um pote de água e as crianças vão experimentar pintar de uma forma diferente. Aproveite para relembrar quais desenhos você adorava fazer quando criança.

 

 Binoclo Colorido

Olha só que criativo e divertido! Coloque papel celofane colorido na ponta de rolos de papel higiênico e prenda com elásticos. Você pode comprar várias cores e oferecer às crianças diferentes experiências de verem o mundo em várias cores.

Binoculo colorido
Imagem e ideia – Tempo Juntos

 

Esconde-esconde

Essa é uma brincadeira clássica que oferece muita criatividade às crianças. Divirtam-se e delicie-se com os pequenos se escondendo de maneira divertida.

 

Bolhas de sabão

Entretenimento garantido! As bolhas de sabão divertem qualquer criança e costumam deixa-las focadas por um bom tempo.

 

Caixas e objetos variados

Ofereça várias caixas com objetos sensoriais dentro delas, como papel celofane, crepom e metalizados, além de pompons e outros brinquedos ou utensílios de cozinha que eles adoram.

Se você tem um bebezinho novo chegando em casa ou quer dar uma renovada no quarto dos pequenos, clique aqui e conheça meus serviços de baby planner e personal organizer.

 

*Brincadeiras para crianças a partir de 5 anos

Acampamento – na natureza, no quintal ou na sala mesmo

Se vocês tiverem a oportunidade de viajarem para acampar, façam! É uma experiência super divertida para as crianças que se sentem verdadeiras aventureiras. Brinquem na natureza, ensine o nome dos animais, façam fogueira com marshmallows, conte histórias e desfrutem de um tempo sem tecnologia e presença 100%.

Acampar na natureza

Também é possível reproduzir isso no quintal para quem tem espaço ou até na quadra do prédio (verifique se é necessária alguma autorização).

Caso vocês não tenham uma barraca, é possível reproduzir uma cabaninha com um guarda-sol!

Acampar sem barraca
Imagem – instructables.com

 Mas se vocês não tem como viajar, a sala de casa pode virar uma selva mágica.

Acampar na sala

 

 

Caça ao tesouro
Crie um roteiro de caça ao tesouro, cheio de pistas e enigmas com um prêmio delicioso no final. Vocês vão se divertir explorando cada cantinho da casa em busca de novas pistas.

 

 

Contação de histórias

Uma ótima forma de estimular a sua criatividade e a dos pequenos também. Você pode tanto contar histórias dos livros que tenham em casa, como também inventarem novas histórias juntos e desenharem os personagens. Capriche em inventar vozes e volumes para cada personagem e situação!

 

Construam uma cápsula do tempo

Essa é uma atividade muito criativa e que vai gerar momentos incríveis no futuro. Você vai precisar de uma garrafa de plástico, uma folha e caneta. Peça para o pequeno escrever em um papel quem ele é, idade, o que ele gosta de fazer, como ele se imagina daqui a 10 anos e quais são os objetivos para o futuro. Diga para ele guardar algumas lembrancinhas, como um carrinho que ele tenha brincado bastante, mas já não use tanto.

O objetivo dessa brincadeira é despertar o interesse no futuro. Exemplo: hoje eu sou assim; como serei daqui a 10 anos? Explique que ele só vai poder abrir a garrafa daqui a 10 anos. Enterre-a em algum lugar que costumam ir ou até mesmo em casa. Tenho certeza que vão se divertir muito fazendo!

 

 

Montem um circuito de desafios

Tudo em casa pode virar um circuito. Colchões, almofadas, cadeiras e tuneis de lençol. Use a imaginação. Por exemplo: finja que está em um vulcão. Vale se arrastar no chão, pular em um pé só. Sentar em cadeiras sem pisar no chão. Monte um caminho cheio de panelas, e o desafie a não encostar em nenhuma! Deixe a imaginação fluir! 

Brincadeira de cama de gato

Pintura com tinta de creme de barbear

Pintura no banheiro! Misture corante no creme de barbear e deixe as crianças pintarem os azulejos do box ou a banheira!

Tinta de creme de barbear
Imagem e ideia – Tempo Juntos

Alerta cor

uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhados. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.

Brinquedo de velcro e palito

Pinte palitos de sorvete e cole velcro nas pontas e aí, é só deixar a imaginação fluir!

Brincadeira de velcro e palito
Imagem e ideia – Tempo Juntos

 

E você, também tem uma ideia divertida? Me conta?

Espero que gostem das ideias e aproveitem as férias com muita criatividade!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.