Tipos de torneiras para cozinhas e banheiros

Tipos de torneiras: como escolher a ideal para minha casa?

Se você está reformando a sua casa ou passando por um período de obras, já deve ter percebido que escolher a torneira da cozinha ou do banheiro não é uma tarefa simples. Basta entrar nas lojas de construção e nos deparamos com diferentes tipos de torneiras, não é mesmo? 

Neste post, expliquei um pouco sobre os principais tipos de torneiras para que você possa identificar qual é a ideal para suas necessidades. Confira:

O que observar ao escolher uma torneira?

Antes de abordar quais são os principais tipos de torneira, é importante reconhecer alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora da escolha.

Acabamento

O acabamento escolhido tem relação com a durabilidade e a qualidade da peça. Normalmente, você encontrará as seguintes possibilidades:

  • níquel;
  • aço inoxidável;
  • cromado;
  • bronze;
  • óleo esfregado bronze.

Além disso, busque combinar a escolha do acabamento com a decoração do ambiente em que a torneira for colocada.

Tamanho e altura

Se a torneira é para o banheiro, a altura dela é de grande relevância para evitar que a pia fique toda molhada. Portanto, procure garantir que haja uma distância de pelo menos 10cm entre ela e a cuba.

Já se a torneira for para a cozinha, essa distância é de 30cm e é preciso verificar se está alinhada ao ralo. 

Local em que vai colocar a pia

Como você viu no último tópico, as características recomendadas para torneiras para banheiro e cozinha são diferentes. Por isso, o local em que essa peça vai ser colocada também impactará o momento de decisão.

Quais são os principais tipos de torneira?

Torneira fria

A torneira fria, mais conhecida como torneira convencional, é a mais encontrada na maioria dos lugares.

Seu registro serve para controlar a saída de água, mas não a temperatura. A água sairá na temperatura ambiente.

Tipos de torneira - torneira fria

Multitemperatura

Também chamada de torneira elétrica, é um tipo de torneira muito indicado para quem mora em locais frios e quer ter mais conforto ao realizar atividades domésticas, já que possibilita a utilização da água quente.

Apesar de ser mais utilizada em cozinhas, também pode ser instalada em lavabos e banheiros.

Tipos de torneira - torneira elétrica

Monocomando

Assim como o próprio nome já diz, esse modelo conta com uma alavanca única. É comum que ela seja capaz de controlar tanto a temperatura da água quanto a pressão de saída. Pode ser utilizada tanto em banheiros quanto na cozinha.

Tipos de torneira - torneira monocomando

Misturador duplo comando

Assim como a torneira monocomando, possibilita controlar a temperatura e a pressão de saída da água.

Porém, cada comando controla apenas uma das temperaturas. Um é apenas para a água quente e um apenas para a água fria, exigindo que tenha mais espaço para a instalação, já que necessita de 2 ou 3 furos na parede ou na cuba.

Tipos de torneira - torneira misturador

Torneira de parede

A torneira de montagem de parede é muito interessante para quem tem pouco espaço na bancada é quer fugir do tradicional.

Apesar da economia de espaço, caso ela apresente vazamento, talvez seja necessário quebrar a parede para fazer os reparos necessários.

Tipos de torneira - torneira de parede

Torneira gourmet

Mais utilizadas em cozinhas, nesse tipo de torneira costuma ser possível controlar a pressão da água e também da temperatura. Esse processo é feito por um único comando.

Ela tem um aspecto alongado e com design flexível. É a queridinha do momento, mas ocupa um pouco mais de espaço, não sendo indicada para bancadas pequenas.

Tipos de torneira - torneira gourmet

Gostou das dicas sobre os tipos de torneiras para banheiro e cozinha? Compartilhe este post em suas redes sociais e divida essas informações com seus amigos!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.