Se você está reformando o banheiro da sua casa e pensando em como torná-lo lindo e funcional, certamente está em busca das peças certas, não é mesmo? Além do vaso sanitário, box e chuveiro, uma que deve ser escolhida com cuidado é o tipo de cuba, já que pode ser encontrada em diferentes modelos.
No entanto, como fazer a melhor escolha? Quais aspectos levar em consideração? Está em dúvida e quer uma ajuda antes de tomar uma decisão? Neste post, listei as melhores práticas sobre como escolher entre os tipos de cuba e a identificar a ideal para as suas necessidades. Confira:
Quais são os tipos de cubas?
A primeira coisa que precisa ser esclarecida é que cuba é uma peça diferente do lavatório. Enquanto que as cubas necessitam que você tenha uma bancada para que possa ser instalada, os lavatórios, não, e são mais indicados para espaços compactos, como os lavabos ou banheiros pequenos.
Abaixo, listei quais são os principais tipos de cubas que você encontra para comprar:
Cuba de sobrepor
Esse tipo de cuba é caracterizado por exceder um pouco o espaço da bancada. Apesar desse detalhe, a cuba de sobrepor é um “meio caminho” entre as mais fundas, como as embutidas, e as mais altas, como as de apoio.
Cuba esculpida
Apesar de parecida com a cuba embutida e com a de sobrepor, a cuba esculpida tem um design diferenciado. É como se o modelo, assim como diz o nome, fosse esculpido, com um tampo, feito com o mesmo material, tampando o local em que fica o ralo.
Combina com qualquer tipo de decoração, principalmente as mais modernas, e também se encaixa bem em banheiros de diferentes tamanhos.
Cuba com semiencaixe
Se o seu problema é o tamanho do banheiro, a cuba com semiencaixe é bastante recomendada. Isso acontece, pois ela fica presa apenas pelo fundo e, da mesma forma que a cuba de sobrepor, tem uma borda extra se destacando, mas de maneira mais acentuada.
O combo perfeito para quem não pode abusar do espaço é fixar a torneira à parede e optar por uma bancada que tenha pelo menos 35 centímetros, ok?
Cuba de apoio
Tendência nos últimos tempos, é o tipo de cuba que mais se tem visto nos projetos de decoração. Principalmente as maiores, costumam ocupar bastante espaço da bancada e, consequentemente, do banheiro. Em formatos arredondados ou quadrados, há diversas possibilidades de escolha.
Cuba de embutir
Essa é a cuba clássica, presente nos lares por muitos anos, até que as cubas de apoio se tornassem as queridinhas do momento. Ela é mais prática, já que não concentra bastante sujeira e não ocupa tanto espaço quanto às demais. É encontrada em diferentes materiais e revestimentos, cabendo escolher aquele que se adequar melhor às suas necessidades.
Como escolher a cuba ideal?
Espaço disponível no banheiro
A metragem do seu banheiro é uma dos principais aspectos a serem levados em consideração, pois impactará em outros que também precisam ser observados. Do contrário, não poderá se locomover com facilidade ou enfrentará dificuldade na hora de usar as outras áreas.
Material
Observar o material da cuba é importante para garantir a qualidade e durabilidade da peça. Até a limpeza da cuba pode ser afetada, dependendo do tipo de material escolhido. As mais indicadas são as feitas de cerâmica.
Tamanho da cuba e da bancada
Assim como o espaço disponível no banheiro, o tamanho da cuba e da bancada em que ela será acoplada devem ser avaliados. Isso visa garantir o conforto, a praticidade e a mobilidade dos moradores da casa.
Como você observou, dependendo do tipo, algumas cubas apresentam formatos diferentes e podem ser mais interessantes de acordo com a área disponível.
Decoração do ambiente
Para que o cômodo esteja padronizado e harmônico, é importante combinar a decoração do ambiente com a cuba escolhida. Dessa forma, considere a cor, o material, o tamanho e até o formato, que ornará melhor com o restante da decoração.
Agora que você já conhece os principais tipos de cubas e como escolher a ideal para as suas necessidades, compartilhe este post em suas redes sociais e divida com seus amigos essas dicas!
Beijos e abraços,
Camy Scotti