Como pais, estamos sempre orientando e passando ensinamentos aos filhos. Desde as pequenas coisas, como aprender a se vestir até as mais complexas, como andar e a deixas as fraldas. No entanto, a formação do caráter e do dever de responsabilidade também são aspectos que precisam ser contemplados.
Os anos iniciais de vida são essenciais para a criação e definição de alguns conceitos e isso deve ser feito com cuidado e atenção.
Você já ouviu falar no quadro de incentivo infantil? Neste post, ensinarei o que é, alguns benefícios de investir nessa metodologia e como criar o ideal para a realidade dos seus filhos. Confira:
O que é um quadro de incentivo infantil?
O quadro de incentivo infantil é uma ferramenta muito utilizada quando se pretende ensinar algo às crianças por meio do reforço positivo. Ela passou a ser mais conhecida e aplicada após ficar famosa em programas do tipo Super Nanny.
Como o próprio nome já indica, por meio do incentivo, esse quadro mostrará ao pequeno o que ele deve fazer em sua rotina, como organizar os brinquedos, acordar, trocar de roupa e escovar os dentes, ser educado etc. A cada tarefa cumprida, recebe uma estrelinha ou algum outro símbolo que indique que ele fez a sua parte.
Além de ajudar nesses aspectos, pode ser interessante se você estiver passando por algum processo mais difícil, como o momento de largar a chupeta, se a criança estiver na fase das birras, com dificuldade de dormir ou de comer algum alimento e até para o desfralde.
Por que ter um quadro de incentivos?
A ideia é que o quadro ajude a passar aos filhos o senso de responsabilidade e não apenas que ele receberá algum tipo de recompensa por fazer algo que é esperado dele.
Ele vai auxiliar também:
- organização / criação da rotina;
- incentivar a responsabilidade;
- estreitar laços entre pais e filhos;
- mostrar pra criança o que é certo e errado.
Ao ter o quadro com as ações determinadas, é como se vocês fizessem um combinado. Sempre que ele realiza as tarefas, está fazendo a parte dele.
Por isso, mais do que apenas criar o quadro de incentivo infantil, é importante explicar o motivo e o que é esperado do pequeno, para que ele esteja ciente do processo.
Como criar um quadro de incentivo para o seu filho?
O quadro de incentivo deve ser pensado para a sua realidade e da criança. Portanto, você deve avaliar alguns vieses antes de criá-lo, como a idade do pequeno, o que ele consegue ou não fazer e o suporte necessário para entender o funcionamento da metodologia.
Envolva a criança no processo de design do quadro, fazendo desenhos e colorindo. Faça com que ela ajude também ao estabelecer as tarefas, possibilitando que já reflita sobre as suas responsabilidades. Pode ser que com o passar dos anos um novo quadro seja necessário, já que o que está descrito ali não faz mais sentido.
Perceba também a disposição do seu filho para esse tipo de estratégia. Se observar que não está funcionando e que, pelo contrário, está provocando algum tipo de ansiedade, não hesite em mudar de metodologia, ok?
O que você acha de usar o quadro de incentivo infantil no processo educacional dos filhos? Já testou essa ferramenta na sua casa? Compartilhe com a gente a sua experiência no assunto!
Beijos e abraços,
Camy Scotti