Muitos são os detalhes que devem ser pensados na decoração de uma casa. Você já percebeu, inclusive, como as cores podem fazer a diferença em um ambiente?
Foi assim que surgiu a cromoterapia, uma terapia alternativa que tem como intuito usar o potencial das cores a favor das nossas sensações e em diferentes aspectos da nossa vida! No post de hoje, veja como usar a cromoterapia para ambientes!
O que é cromoterapia?
De maneira simples, por meio da cromoterapia acredita-se que cada cor conta com uma capacidade diferente de vibração e, de certa forma, pode influenciar em nossas sensações e energias.
A partir dessa terapia, acredita-se que as seguintes cores apresentariam significados distintos, como:
- azul: proporciona paz e relaxamento;
- laranja: melhora a sensação de otimismo e também tem atuação no relaxamento;
- vermelho: aumenta a energia, melhora da sensação de conforto e bem-estar;
- rosa: contribui para enaltecimento da beleza e amor;
- branco: melhora a energização do ambiente e de quem está nele;
- amarelo: contribui para maior equilíbrio e melhora da memória;
- verde: proporciona paz e harmonia;
- roxo: regenerar do estresse e do cansaço.
Como a cromoterapia pode ajudar em minha casa?
Na cromoterapia, busca-se encontrar o equilíbrio na adoção de todas as cores, de modo a alcançar no ambiente as sensações que elas são capazes de propiciar. É importante, então, pensar na função que cada cômodo exerce e na forma como as cores podem ser adotadas de maneira estratégica neles.
Por meio da cromoterapia, você vai garantir que apenas as energias boas e necessárias circularão em cada espaço. Dessa forma, você aproveita todo o potencial que aquele ambiente é capaz de proporcionar.
Como adotar a cromoterapia para ambientes?
Você pode usar a cor que preferir em cada ambiente, mas que tal aproveitar melhor o que cada uma pode oferecer a ele de maneira estratégica? Pensando nisso, indicarei algumas cores que são ideais para determinados cantos do seu lar.
Quarto
Pensando que no quarto você geralmente vai quando precisa relaxar ou dormir, é importante que ele proporcione paz e tranquilidade. Portanto, as cores que devem ter maior incidência são o branco, roxo, azul e o verde, por exemplo.
Se por acaso você precisa ter uma mesa de escritório no seu quarto, que tal aproveitar a parede em que ela fica para ter uma cor que proporcione maior energia, como o laranja e o amarelo?
Até mesmo no quarto do seu bebê você pode adotar a cromoterapia para ter resultados melhores!
Banheiro
Além de realizar diferentes tarefas, como escovar os dentes e fazer as necessidades, é também no banheiro que relaxamos durante um banho bem quentinho ou realizamos os cuidados pessoais.
De acordo com a cromoterapia, então, aqui os tons calmantes e relaxantes devem ser priorizados, como o branco e o azul.
Cozinha
Espaço importante para a família, geralmente envolve a reunião dos familiares! Os tons terrosos e vibrantes trarão mais alegria e animação, assim como uma boa refeição em família pede.
Sala
A sala é para receber os convidados ou ver TV? A sua função fará toda a diferença na escolha das cores. O amarelo potencializa a sensação de prosperidade e o verde a de calmaria. Já o vermelho pode ajudar aqueles que são mais introspectivos e tímidos.
Escritório
Seja para trabalho ou estudo, é importante ter bastante foco! Dessa forma, as cores no escritório devem ser vibrantes, mas sem que isso tome a sua atenção. Invista no vermelho, laranja, verde e amarelo.
É importante lembrar que são apenas sugestões e que você pode seguir a decoração da sua casa da maneira que melhor julgar. Mas não custa nada tentar conciliar o seu gosto com as possibilidades da cromoterapia, né?
As cores podem estar presentes tanto nos acabamentos e nas pinturas das paredes quanto também nos móveis e objetos decorativos.
Já tentou adotar essa técnica em sua casa? Compartilhe com a gente nos comentários se sentiu algum resultado!
Beijos e abraços,
Camy Scotti