Estamos sempre em busca de novas formas de como alterar a decoração da nossa casa sem fazer uma enorme bagunça, não é mesmo? Quanto mais prático e bonito, melhor!
As pastilhas adesivas são excelentes alternativas! Ideais para diferentes ambientes, a praticidade da aplicação e as vantagens são várias! Apesar disso, também existem alguns pontos de atenção importantes!
Quer entender melhor o porquê? Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que são pastilhas adesivas?
Criadas como uma opção para aqueles que não querem lidar com uma obra em casa, as pastilhas adesivas, como o próprio nome já diz, são feitas à base de resina de poliuretano e para possibilitar que se colem a uma parede, levam uma camada de adesivo.
Quais as diferenças entre pastilhas adesivas e revestimentos tradicionais?
A grande diferença entre as duas é a durabilidade e a necessidade de mão de obra especializada, com argamassa e as complicações de uma reforma na aplicação da pastilha tradicional.
Em comparação com as pastilhas tradicionais, outra vantagem é em relação ao custo. As pastilhas adesivas têm valor bastante inferior tanto na compra do material quanto na aplicação.
Quais são as vantagens e desvantagens?
Com o devido cuidado, as pastilhas adesivas podem durar cerca de 5 anos, sem perder a beleza e a utilidade.
Se você mora de aluguel e não pode fazer grandes reformas no no apartamento/casa, as pastilhas adesivas também são fortemente recomendadas, já que não vai enfrentar problemas na instalação e nem arcar com um valor muito alto.
Outro ponto importante é que alguns modelos já contam com ação antimofo, antibacteriano e antiumidade. Por conta disso, dependendo do local que você for aplicar, é preciso escolher o certo, para que ela não se deteriore por ter aplicado a pastilha errada.
Como instalar a pastilha adesiva?
Para quem gosta de fazer pequenos reparos por conta própria, a aplicação é bem prática. Você vai precisar primeiro remover o liner (papel onde a pastilha vem colada) do material, posicioná-lo onde deseja e aplicar com cuidado. O ideal é contar com o auxílio de uma espátula e de um soprador.
Para garantir a durabilidade, a escolha do material e a manutenção devem ser feitas com atenção. Dependendo do local, isso implicará no modelo escolhido. Existem as comuns, em formato de colmeia, chicle, hexagonal, quadrado e tantas outras.
Já sobre a limpeza, evite alvejante e esponjas de aço. É indicado que seja feito com uma esponja macia, com sabão neutro e água.
Onde pode colocar as pastilhas adesivas?
Por conta da fácil instalação e do material que são produzidas, podem ser coladas em azulejos, paredes, madeiras e outros tipos de superfícies. Além disso, no mesmo dia o serviço já é finalizado.
Portanto, essa alternativa pode ser adotada em quartos, salas, banheiros, cozinhas e até borda de piscina.
Agora é você levar em consideração todas as especificidades das pastilhas adesivas na decoração, pensar no local que deseja aplicá-la e avaliar as vantagens e desvantagens.
Para mais dicas sobre pequenos reparos e decoração, siga as minhas redes sociais! Estou no Pinterest, Instagram, Facebook e YouTube!
Beijos e abraços,
Camy Scotti