Parede recém-pintada, com a cor da tinta do jeito que você escolheu e planejou com tanto cuidado. No entanto, após algum tempo, percebe que a parede está descascando! E agora? O que será que está provocando isso? Tem solução?
No post de hoje, vou esclarecer as principais dúvidas sobre o tema! Acompanhe:
O que deixa a parede descascando?
Várias são as possibilidades para a parede descascando. Abaixo, listei as principais para que você possa analisar qual pode ser o motivo no seu lar!
Infiltração
Um dos principais motivos para que a sua parede esteja descascando é a infiltração. Isso pode acontecer porque não foi feita uma impermeabilização correta.
Por conta disso, provavelmente, na área é possível observar, além do descascamento, bolhas e até um certo desplacamento, que é quando começa a se soltar.
Para que a situação se resolva, primeiramente, é imprescindível identificar o que está causando a infiltração. Do contrário, mesmo se o trabalho for todo refeito, enfrentará em breve o problema novamente
Base estava úmida quando recebeu a tinta
Seja por falta de tempo ou pelas condições climáticas, pode acontecer de realizar a pintura do local enquanto a base escolhida (reboco, revestimento da argamassa ou concreto) ainda estava úmida. Esse tempo até que a base esteja seca é conhecido como processo de cura da base.
Por conta disso, passará a observar manchas esbranquiçadas, esfarelamento ou o desplacamento da área. Quando se faz uma base, o indicado é garantir que ela está seca por completo antes de aplicar a tinta.
Preparação inicial inadequada
O processo de pintura se inicia desde o momento de preparação da superfície. É por isso que ela deve estar limpa, sem poeiras ou aspecto engordurado. Além disso, deve ser lixada para garantir que não tenha nada se soltando ou que permaneçam manchas.
Esses são alguns dos motivos que também deixam a parede descascando. Portanto, converse com o profissional contratado e avaliem juntos se há algum desses tópicos presentes na parede, além de mofos, por exemplo, que requer processos específicos.
Qualidade da tinta
Assim como em qualquer tipo de serviço, a qualidade do produto escolhido implicará diretamente no resultado obtido. Portanto, por mais que seja tentador optar pela tinta com melhor preço, não se esqueça do custo-benefício. O que hoje foi barato, pode ser tornar mais caro no futuro, com a pouca durabilidade da aplicação e da necessidade de reparos com maior frequência.
Parede descascando tem solução?
Você deve ter observado que todos os aspectos mencionados estão relacionados, né?
Antes de mais nada, como já comentei, é preciso identificar o motivo que está provocando o descascamento. Assim que ele estiver solucionado, a parede deve receber a devida preparação inicial, de modo que não volte a apresentar o problema.
Além disso, espere que a base esteja seca para receber a primeira demão de tinta, que precisa ser de qualidade! Após isso, basta fazer a devida manutenção da superfície, para garantir que dure por bastante tempo.
Está precisando renovar a pintura da sua casa e quer um serviço comprometido e de qualidade? Entre em contato comigo e faça um orçamento!
Beijos e abraços,
Camy Scotti