Você já se perguntou como poderia dar um novo fim a restos de alimentos e demais lixos orgânicos da sua casa? Além de dar a eles o devido descarte, também é possível transformá-los em adubo, utilizando uma composteira doméstica.
Você já ouviu falar nela? No post de hoje, vamos aprender o que é, pra que serve e o que pode ser colocado nela. Confira:
O que é composteira doméstica?
A composteira doméstica é uma forma de reaproveitar os lixos orgânicos da sua casa, transformando-os em húmus. Em uma caixa de plástico separada especificamente para o processo, após reunir nela todos os itens necessários, os micro-organismos realizam a decomposição.
Eles se alimentam dessa matéria orgânica, ganhando energia, nutrientes e carbono. Como consequência, fornecem posteriormente os nutrientes necessários para as plantas.
Junto na caixa os resíduos e terra. Para a manutenção da composteira, é importante que ela receba luz solar, água e que o seu conteúdo seja revirado com uma certa frequência. Esse processo auxilia na oxigenação.
Não a deixe diretamente exposta ao Sol. Se possível, reveze momentos na sombra, para que a temperatura não fique muito alta e prejudique o desenvolvimento dos micro-organismos.
Qual a importância da composteira?
Você deve estar se perguntando agora, porque a composteira é importante, né? Ela não vai apenas alimentar esses micro-organismos que vivem no lixo orgânico. Na verdade, o intuito da composteira doméstica é contribuir com o meio ambiente.
Por ser um ecossistema bastante rico, apesar de pouco elaborado, ter uma composteira em casa ajuda na redução de produção de lixos e também na emissão de gases na atmosfera.
Outros benefícios também são observados, como:
- evitar a contaminação do solo;
- geração de adubo, que pode ser utilizado nos jardins e plantas da sua casa;
- a composteira gera minhocas de alto valor, que podem ser vendidas e gerar lucro (se for do seu interesse);
- reduz a quantidade de lixos em aterros sanitários.
Muito interessante como uma ação tão simples pode gerar tantos benefícios, né?
O que pode ser colocado na composteira?
Se já está se preparando para ter a própria composteira doméstica, chegou o momento de aprender o que pode ou não ser colocado nela.
O que pode colocar na composteira?
- cascas;
- bucha vegetal;
- sobras de frutas e legumes;
- borra de café;
- filtro de papel do café;
- sachês de chá.
Atenção: alguns itens podem ser colocados, mas é melhor que a frequência seja regrada. Dentre eles, estão as frutas cítricas, alimentos cozidos, guardanapos, flores e ervas.
O que não pode colocar na composteira?
- fezes de animais;
- pelos de animais;
- papel higiênico ou papel toalha;
- limão;
- cebola;
- alho;
- laticínios;
- carne;
- trigo;
- arroz;
- plantas doentes.
Com atenção e cuidado, você perceberá que é possível contribuir com o meio ambiente e com a saúde das plantas da sua casa!
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe este post com os seus amigos e divida com eles essas informações! Essa é uma iniciativa simples e que pode fazer toda a diferença!
Beijos e abraços,
Camy Scotti