Ferramentas de organização pessoal

Ferramentas de organização pessoal: 5 formas de planejar melhor a rotina!

Cuidar da casa, dos filhos, cumprir com as demandas do trabalho e ainda ter tempo para si próprio. Como se organizar para dar conta de tanta tarefa?

Há quem prefira os dispositivos móveis, podendo armazenar informações e cadastrar ações em aplicativos online. Outros já preferem fazer tudo a mão, em caderninhos ou agendas.

Se você se encaixa em um desses perfis, vai gostar das dicas de ferramentas de organização pessoal que preparei neste post. Confira:

5 ferramentas de organização pessoal para reforçar o planejamento

1. Planner, Bullet Journal ou Agenda

Se você faz parte do grupo que gosta de fazer anotações e ter sempre o seu caderninho com você, provavelmente já tem uma agenda em que registra todos os compromissos e atividades. São muitos os modelos disponíveis, bastando escolher aquela que se adéqua às suas necessidades.

Já o Bullet Journal permite que você personalize as anotações! Você pode criar do zero uma rotina de compromissos e atividades do ano, adicionando as informações importantes que precisa acompanhar. 

Além disso, pode adicionar a esse material os seus principais hábitos em relação à saúde e bem-estar, como a prática de atividades físicas, quantas vezes bebe água por dia, rotina de sono, frequência de leitura, dentre outras possibilidades.

O planner pode ser uma boa opção para organizar a semana e ter ele ao seu lado na mesa de trabalho ou até na cozinha (para planejar as refeições, por exemplo).

Ferramentas de organização pessoal

2. Google Agenda

O Google Agenda é uma ferramenta excelente para planejar e estabelecer horários para diferentes atividades ao longo do dia. Assim, pode se organizar e ficar ciente do que deve ser feito. Além disso, você pode compartilhar com outras pessoas, fazer reuniões online e acessar tanto no computador quanto no celular. 

Cada atividade pode receber cores diferentes, assim, entenderá que são tarefas distintas e já se prepara. Por exemplo, as atividades em azul são relacionadas às tarefas sobre os filhos, já as em vermelho são atividades do trabalho.

3. Trello

Com o Trello você poderá se organizar sobre quais tarefas precisa fazer, quais estão em andamento e as que foram finalizadas. Além disso, poderá criar listas de anotações e dividir as tarefas se tiver outras pessoas envolvidas.

Ferramentas de organização pessoal

4. Pocket

O Pocket é excelente para quando estamos ocupados e não podemos ler algo no momento. E agora? Basta salvar o link no aplicativo e acessar depois! Existe uma extensão dele para o seu navegador no computador e aplicativo para dispositivos móveis.

5. Quadro de anotações

O quadro de anotações é uma excelente ferramenta física de organização pessoal. Ele pode ser adotado de diferentes formas.

Na cozinha, ajuda no planejamento das refeições que serão feitas ao longo da semana. No escritório, contribui para que você visualize as tarefas próprias e também do restante da casa. Já no quarto dos filhos, pode servir para ajudá-los a entender todas as tarefas que são de responsabilidade deles.

Ferramentas de organização pessoal

Como você pode perceber, são várias as formas de potencializar e reforçar o planejamento e organização pessoal. Basta que você avalie as diferentes possibilidades e veja qual é a que mais se encaixa nas suas necessidades! 

E você? Adota alguma ferramenta de organização pessoal que não foi mencionada aqui? Compartilhe nos comentários!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.