Festa junina em casa

Faça você mesmo: aposte na decoração de festa junina em casa!

Junho nem começa direito e um pensamento já se torna frequente em nossas cabeças: festa junina! Este ano, porém, as comemorações serão diferentes. Por conta das medidas de isolamento social, importantes e necessárias, a tão querida festa precisa ser realizada no conforto de nossas casas e apenas entre os moradores do lar!

Isso não quer dizer que você não possa investir em algumas dicas práticas de DIY e garantir uma linda decoração de festa junina em casa! Neste post, listei algumas sugestões simples e práticas que você pode preparar! Confira:

7 dicas para decoração de festa junina em casa

O balancê da festa junina está mais próximo do que você imagina! A sua casa vai se transformar com alguns toques fáceis. 

1. Bandeirinhas coloridas 

Se tem um item de decoração que não pode faltar em festas juninas é a tão charmosa bandeirinha colorida. Elas podem ser de tecido xadrez ou também de papel. Junte toda a família e peça para que todos contribuam. Enquanto os pais recortam, os filhos colorem, por exemplo.

Mescle diferentes formatos e cole as bandeirinhas em um barbante ou fio de nylon. Assim, pode pregá-las de um canto a outro na área da sua festinha. Além disso, pode recortar algumas para colocar nas roupas dos “caipirinhas” do seu lar.

Confira algumas sugestões de como estilizar a sua:

2. Balões

Os tão tradicionais balões de São João virão diretamente das festas de rua para o aconchego do seu lar! Eles podem ser feitos de tecido, plástico e papel (prefira aqueles mais firmes para sustentar a estrutura).

O balão de origami, por exemplo, pode ser feito em papel e possibilita diferentes formatos. Depois, basta pintá-los para ficarem bem coloridos e alegres.

Veja, a seguir, um passo a passo:

Passo-a-passo para fazer um balão de papel

Você pode pendurá-los no teto e também distribuí-los como decoração da mesa.

3. Chapéus de palha

Sabe aquele chapéu de palha que você tem em casa e que o seu filho usa todo ano? Ele pode servir dessa vez como item decorativo! Essa possibilidade de decoração é tão simples que quase não tem o que fazer, não é mesmo? 

O chapéu de palha pode ser pendurado nas paredes para criar um painel decorativo. Outra sugestão é utilizá-lo para colocar os quitutes dentro. Fica uma graça!

4. Fitas de cetim

As fitas de cetim são excelentes para complementar a decoração. Elas podem, por exemplo, compor a decoração do teto junto aos balões. Outra sugestão é pregá-las no batente superior da porta, preparando a chegada dos “convidados”.

Fitas de cetim fazem um belo centro de mesa

5. Decoração com chita

A chita é um dos tecidos mais adotados em decoração de festa junina. Seja para forrar a mesa ou para enfeitar os itens. 

Se você tiver bastante tecido em casa, além de colocar como toalha de mesa, pode pregá-los com cola quente em garrafinhas de vidro, nos chapéus de palha e até nos balões e bandeirinhas. Basta usar a criatividade!

6. Espantalhos de rolinho de papel higiênico

As crianças também podem ajudar na decoração de festa junina em casa. Os espantalhos de rolinhos de papel higiênico podem ser feitos e coloridos pelos pequenos. Essa é uma forma de incluí-los e ainda fazer com que se dediquem a uma atividade diferente da rotina.

7. Latas de alumínio e garrafinhas de vidro

A ideia é tentar aproveitar o máximo de adereços e objetos que você tem em casa. Por exemplo, as latinhas de alumínio de milho e ervilha ou as garrafinhas de vidro se transformam facilmente em itens decorativos.

Você pode forrar as garrafinhas com pedaços de tecidos, como a chita que já comentei. As fitas de cetim e as tiras de papel também podem ser utilizadas para uma linda decoração.

As latinhas de alumínio também podem ser usadas para a brincadeira de derrubar latas. Para essa dinâmica você vai precisar de uma bola de meia e de pelo menos 6 latinhas. Assim, cada membro da família pode participar e ver quem faz mais pontos ao derrubar mais latas.

8. Caixa de papelão para brincadeira

Toda boa festa junina tem brincadeiras para a criançada! E na sua não vai ser diferente! Pegue uma caixa de papelão para reproduzir a famosa atividade da Boca do Palhaço. A bola de meia, que comentei na última dica, também pode ser utilizada nessa atividade. Ganha quem conseguir acertar a bola no bocão mais vezes e em menos tempo.

Agora é só chamar toda a família para o arraiá mais bonito e aconchegante! Anime a todos para entrarem no clima, procurem no armário roupas com estampa xadrez e coloque para tocar as músicas típicas!

Viu só como é possível adotar algumas dicas práticas de decoração de festa junina em casa?
Se você quiser ficar por dentro das novidades que compartilho, me siga nas redes sociais! Estou no Pinterest, Instagram, Facebook e YouTube!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.