Um dos temas que mais me perguntam é sobre envelopamento de parede. Como é algo que está em alta, muitas são as dúvidas que surgem sobre esse processo e como ele deve ser feito da melhor forma, para ter um resultado estético impecável.
Eu já falei sobre como usá-lo na decoração, pensando em diferentes aspectos da sua aplicação. Também já fiz um post sobre as ferramentas essenciais para fazer o envelopamento por conta própria.
Neste post, vou tirar algumas dúvidas sobre o envelopamento de parede. Quais superfícies podem ser aplicadas, os principais cuidados que devem ser tomados e se existe mais de um tipo de adesivo vinílico. Continue a leitura e confira:
Posso aplicar em qualquer parede?
Você pode até olhar para uma parede da sua casa e achar que ela está pronta para passar pelo processo de envelopamento, mas só percebe o contrário quando deu errado a aplicação. Péssima situação, não é mesmo? Ele pode começar a se soltar ou ficar cheio de marcas, por exemplo.
Portanto, é preciso evitar a aplicação em paredes:
- pintadas com tinta a óleo;
- pintadas com tintas laváveis;
- com umidade;
- com irregularidades, lascas arrancando e estufamento;
- direto na massa corrida;
- com toque aveludado.
Caso você tenha o interesse de realizar a aplicação em alguma parede que tenha alguma dessas questões, é ideal que seja feita uma manutenção antes.
O que deve ser feito antes de envelopar minha parede?
Primeiramente, observe se nela tem algum empecilho, como tomadas, fios, ar-condicionado próximo, móveis etc. Eletrodomésticos e móveis podem ser movidos para outra parte do cômodo para a aplicação do adesivo.
Se a sua parede não estiver em condição adequada, é preciso que ela seja lixada e pintada novamente com tinta acrílica fosca não lavável. Em alguns casos, dependendo da condição da parede, pode ser necessário passar um selador ou um preparador antes de realizar o envelopamento.
É possível envelopar parede com azulejo?
Essa é uma dúvida muito comum! Apesar de ser possível realizar o envelopamento em paredes com azulejo, é essencial estar ciente de que é uma superfície com desnivelamento e que, dependendo do material e das estampas utilizados, o resultado pode não agradar.
Uma alternativa a essa situação é o nivelamento da parede antes que o profissional vá realizar o envelopamento. Inclusive, é possível até mesmo fazer o processo dentro do box do banheiro.
Antes da aplicação, o local deve estar completamente seco. Além disso, é preciso escolher um tipo de adesivo que não tenha problemas com a umidade proporcionada pelo cômodo, no caso de áreas com umidade, como banheiros.
Existe mais de um tipo de adesivo vinílico?
São variados os tipos de adesivos e cada um tem uma funcionalidade, podendo ser aplicados em superfícies diferentes. Além disso, as estampas e texturas também podem várias, proporcionando experiências e resultados diversos.
O ideal é utilizar adesivos vinílicos decorativos, pois possuem maior espessura, melhorando o aspecto de algumas imperfeições. Lembrando que adesivos com brilho tendem a ressaltar ainda mais os defeitos da superfície.
Gostou desse post com dicas de envelopamento de parede? Deixe suas dúvidas nos comentários! Além de respondê-las, elas podem virar material para um novo post sobre o assunto!
E está interessado em fazer o envelopamento de parede em sua casa? Conte com a Dona Ajuda para auxiliar nesse processo! Entre em contato e solicite um orçamento, sem compromisso!
Beijos e abraços,
Camy Scotti