envelopamento-movel-rack-dona-ajuda

Envelopamento de móveis: decoração com possibilidades infinitas.

Você já ouviu falar no envelopamento de móveis? Conhece essa alternativa para dar uma nova cara a diferentes itens e áreas da sua casa, além de muita praticidade e resistência?

Essa é uma técnica que está sendo cada vez mais adotada e ganhando visibilidade entre as pessoas!

Hoje, vou falar um pouco sobre como surgiu, como funciona o envelopamento de móveis, eletrodomésticos e uso do adesivo vinílico na decoração de ambientes. Confira!

O que é envelopamento?

Também conhecido como plotagem, o envelopamento (nome mais utilizado) surgiu nos anos 80, nos Estados Unidos, para o uso em comunicação visual. Na época, o adesivo vinílico (material utilizado), tinha um custo muito alto.

Para se ter uma ideia, a força aérea americana utilizava esse material em seus aviões, para colocar numeração e logos. Imagina só o quão resistente tem que ser esse material, de modo a aguentar as temperaturas e todo tipo de exposição climática que aviões de guerra enfrentam!

dona-ajuda-envelopamento-aviao-forca-aerea
Avião força aérea americana envelopado

Com o avanço da tecnologia nos últimos 20 anos, o custo de produção e de matéria prima para a produção do adesivo vinílico caiu drasticamente. Por conta disso, empresas de todos os portes passaram a envelopar os carros como uma forma de chamar a atenção dos clientes, transformando-os em outdoors ambulantes.

dona-ajuda-envelopamento-kombi-coca-cola
Kombi retrô da Coca-Cola

No final dos anos 90, início dos anos 2000, nomes como Justin Pate (confira os trabalhos sensacionais dele aqui), que trabalhavam com customização de carros, nos Estados Unidos, viram que poderiam levar o envelopamento a outro patamar.

Passaram a utilizar os adesivos na customização de carros “comuns”, para pessoas que queriam mudar a cor de seus veículos, gastando menos que um serviço de pintura, com uma velocidade muito maior na execução, além de proteger a pintura original. Naquela época, a gama de cores e nível de brilho era muito menor, comparado com o que temos à disposição hoje, e as opções foscas eram as mais utilizadas.

Quando o envelopamento de móveis passou a ser feito?

Não levou muito tempo para alguém (não se sabe ao certo quem) começar a usar o envelopamento na decoração. Afinal de contas, se serve para carros e aviões que sofrem com o clima, poluição e lavagens, nada mais adequado para usar em geladeiras, fogões, micro-ondas, móveis, paredes etc.

envelopamento-cimento-queimado-dona-ajuda
Envelopamento imitando cimento queimado e madeira

Atualmente, há centenas de cores, desenhos e texturas diferentes, para todos os gostos e ambientes. É possível envelopar uma geladeira branca e deixá-la igualzinha a uma de inox. Ou trocar a cor dos móveis planejados da cozinha em 2 ou 3 dias, revitalizando completamente o ambiente. Aliás, além do envelopamento de geladeira, o que eu mais faço é envelopar armários da cozinha e guarda-roupas.

envelopamento-armarios-coloridos-dona-ajuda
Armários de cozinha envelopados em cores diferentes

As possibilidades são muitas! Basta ser criativo e imaginar como um ambiente pode ser transformado com esse tipo de técnica.

Quais os benefícios do envelopamento de móveis?

De forma geral, o envelopamento na decoração ainda é pouco difundido e desconhecido por arquitetos, designers de interiores e, consequentemente, pelo consumidor final. Há também o medo e muitos clientes me perguntam sobre durabilidade, remoção, acabamento e resultado.

No entanto, o envelopamento de móveis conta com diferentes benefícios. Entre eles, é possível citar:

  • exclusividade da peça, que fica personalizada da forma como você preferir;
  • contribui para transformar a decoração;
  • renovação e restauração de móveis;
  • facilidade de aplicação e proteção da pintura;
  • proteção do móvel ou eletrodoméstico contra as ações do tempo;
  • impermeabilidade da superfície envelopada;
  • destaque na decoração;
  • possibilidade de padronizar e combinar todos os itens do cômodo.

Como você pode perceber, independentemente, se você quer envelopar algo pensando na decoração ou por necessidade, não precisa se preocupar, pois são várias as vantagens.

envelopamento-movel-dona-ajuda
Móveis e parede envelopados

E se tiver alguma dúvida, compartilhe-as com o profissional que realizará o serviço. Certamente, se for comprometido e de qualidade, ele poderá te auxiliar.

É possível fazer o envelopamento sozinho?

Sim, em casa e com os materiais adequados, é possível que você faça o processo por conta própria. Precisará, pelo menos, do material vinílico ou adesivo de PVC e uma espátula.

Neste vídeo, compartilho algumas dicas de como isso pode ser feito em um gaveteiro:

Abaixo, dei algumas recomendações que devem ser seguidas em relação ao envelopamento de móveis e eletrodomésticos.

Quais cuidados tomar ao adotar o envelopamento na decoração?

É preciso tomar alguns cuidados antes de investir no envelopamento. Para garantir o resultado positivo do processo, listei algumas boas práticas que são importantes para evitar erros.

Considere o estado da superfície que vai ser envelopada

Antes de mais nada, é preciso avaliar se os eletrodomésticos estão enferrujados, com a pintura descascando ou com arranhões, bolhas ou outro dano na superfície.

No caso de móveis, principalmente se forem de madeira que recebeu verniz, ele não pode estar velho, enrugado ou descascando. Se os móveis forem de MDF ou compensado, seu acabamento não pode estar soltando.

As paredes também precisam ser lisinhas. Caso sejam de azulejos, tenha em mente que parte do rejunte pode aparecer por baixo do adesivo, formando um leve desenho.

Caso tudo esteja em bom estado, a remoção desses problemas também será tranquila. Não é raro, especialmente em geladeiras, eu tratar os pontos de ferrugem com produtos próprios e lixar a parte enferrujada, antes de realizar o envelopamento. Os móveis e paredes, em algumas situações, precisam ser lixados e limpos, antes da aplicação.

É por isso que a primeira etapa do processo é de análise do que vai ser envelopado, de modo a encontrar a melhor forma de aplicar o adesivo.

Saiba como remover o adesivo de móveis

Se for necessário retirar algum adesivamento que esteja velho, saiba que é tudo tão simples que até uma criança de 2 anos pode remover o adesivo dos móveis (literalmente):

Viu só? Não tem muito segredo!

Avalie a qualidade do material

Certifique-se de que o produto que será utilizado possui cola reposicionável ou é feito especialmente para o envelopamento. Lembre-se de que a qualidade do material escolhido impactará no resultado alcançado com o serviço. Portanto, não abra mão de optar por algo de qualidade.

Algumas empresas de adesivo vinílico dão garantia de até 8 anos para os produtos. Algumas das marcas que eu utilizo são: Oracal, Imprimax, Aplike e Alltak.

O que fazer para garantir a durabilidade?

Existem algumas boas práticas que auxiliam no aumento da durabilidade e conservação do envelopamento. Mantenha as superfícies sempre limpas.

Para fazer isso, utilize um pano macio, umedeça-o com um pouco de álcool ou detergente neutro misturado com água. Passe o pano de maneira leve no local, visando remover as impurezas.

Não utilize nada que possa arranhar ou que seja abrasivo, pois pode danificar o trabalho.

Como escolher o profissional ideal para fazer a aplicação?

Como para qualquer outro serviço que você vai contratar (especialmente um que estará dentro da sua casa), é preciso pesquisar bem antes de contratar alguém.

Portanto, veja se ele tem certificações da área, verifique suas referências (as redes sociais estão aí também para isso), pergunte qual o material que ele utiliza e peça para ver fotos de trabalhos anteriores.

envelopamento-cozinha-dona-ajuda
Envelopamento dos móveis e geladeira
envelopamento-moveis-cozinha-dona-ajuda
A cozinha ficou mais clara após o envelopamento

Você encontra no meu blog, canal do YouTube e Instagram uma série de posts sobre envelopamento.

E se tiver sugestões, dúvidas ou quiser saber mais sobre envelopamento no mundo da decoração, deixe seu comentário!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

30 Comentários

  1. Olá
    Meu guarda roupa é antigo e já pintei por fora de branco, porém está meio amarelado. Posso envelopar? E por dentro ficaria bom e sairia o cheiro de guardado?

    1. Oi Maura, tudo bem com você?
      Quando a peça foi pintada, dá para envelopar sim, mas temos que lixar primeiro, na maioria dos casos.
      Quanto aos mofo, bolor e outros odores, o envelopamento é apenas estético, não influenciando neste problema.
      Beijos

  2. Boa tarde… Moro em Itabuna, e gostaria de envelopar alguns móveis. Como faço pra contratar vocês? Não tem um telefone?

    1. Oi Lucimara, tudo bem com você?
      Em qual estado fica a sua cidade? Para eu te dizer se atendemos ou não 😉
      Nosso Whatsapp é: (12) 98802-4663

  3. Bom dia! Tenho interesse no envelopamento dos meus móveis. Gostaria de fazer um orçamento. Fico no aguardo do seu retorno.

    1. Oi Joelma, tudo bem com você?
      Orçamentos são enviados por Whatsapp: (12) 98802-4663.
      Bjos

  4. Indicação de profissionais no RJ? Obrigadaa

    1. Oi Thamires, tudo bem com você? No RJ, só conheço a Priscila Saboia, pois não sou do RJ. A conheço, pois ela dá dicas no programa É de Casa. Bjos

    2. Oi Thamires!
      Tudo bem com você?
      Não conheço ninguém que faça envelopamento no RJ 🙁
      Abraços,
      Camila

  5. Olá! Se for preciso remover o envelopamento das portas um armário, isso deixa marcas? Gostaria de fazer num guarda da roupa embutido mas o imóvel é alugado… não quero que estrague o móvel do proprietário….

    1. Oi Karen, tudo bem com você?
      Se o material utilizado for de boa qualidade e feito para isso, além de ser aplicado da forma correta, ele não dará problemas na hora de remove-los, a não ser que o móvel já esteja danificado, por exemplo:
      – com pintura ou verniz descascando;
      – fórmica descolando.

      Nesses caso, pode ser que ocorra algum problema, se não forem tomadas as medidas corretas antes de fazer o envelopamento.

      Beijos

  6. Olá boa noite moro no interior de São Paulo em Pirassununga e gostaria de saber se atendem ou tem algum fornecedor nesta região me chamo Estelita

    1. Oi Estelita, tudo bem com você?
      Não atendemos Pirassununga e nem conhecemos ninguém que trabalhe com envelopamento nesta região ou que venda os adesivos.

      Beijos

  7. oi bom dia,

    queria uma sugestao sua, estou trocando o piso lá de casa que hj é carpete de madeira por um piso vinilico da duraflor / spot (uma cor que imita madeira super clara), como os meus armarios sao da cor marfim nao vao combinar e pensei em envelopar……..estou com medo de colocar um envelopamento imitando madeira nos armarios tbem………….vc acha que seria ideal uma cor solida como o branco? pois nao queria pecar e deixar o ambiente confuso com mta coisa imitando madeira…….o que vc acha?

    1. Oi Simone, tudo bem com você?

      Precisaria de uma foto do piso e do seu armário para poder dar sugestões melhores.
      Me mande uma mensagem pelo Whatsapp, para te ajudar: (12) 98802-4663

      Beijos

    2. Oi Simone!
      Tudo bem com você?
      Acho que com as cores sólidas, o risco de enjoar ou de não combinar é quase zero.
      melhor do que tentar combinar os tons de madeira, se estiver em dúvida.
      Abraços,
      Camila

  8. Boa noite queria saber se tem como envelopar meu armário só que ele tem muito detalhes

    1. Oi Josefa, tudo bem com você?
      Só vendo ele para te falar.
      Me manda uma mensagem pelo WhatsApp para conversarmos melhor: (12) 98802-4663

  9. você faz barra bonita ou me ajude comprando material para eu fazer em casa.

    1. Oi Emiliana!
      Tudo bem com você?
      Em Barra Bonita eu não faço não, mas você pode entrar no site da Imprimax ou da Alltak e ver onde é a revenda mais próxima de você.
      Beijos

  10. Ola, tudo bem?
    Como eu faço quando o móvel no meu caso é um gabinete de pia, tem frisos, quando não é uma superfície lisa, e possui umas ondulações. Preciso preencher essas “buracos” com alguma massa ou algo assim?
    Obrigada

    1. Oi Katiucha!
      Tudo bem com você?

      Só vendo fotos do seu móvel para te dizer o que seria melhor.
      Você pode enviar pelo WhatsApp: (12) 98802-4663

      Aguardo o seu contato.

      Beijos,

      Camila

  11. Oi, boa noite!
    Vcs atendem em Salvador- Ba .

    Obrigada!

    1. Oi Nubia!
      Tudo bem com você?
      Infelizmente não atendemos Salvador.

  12. Olá, boa noite! Depois que faz o envelopamento do móvel, estraga o mesmo? Pois pro exemplo, apartamento alugado, gostaria de envolopar, porem 2 anos e meio depois precisaria devolver o apartamento como recebi.

    1. Oi Gabriella!
      Tudo bem com você?
      Se utilizar materiais de qualidade, com baixo tac e reposicionáveis, não estraga o móvel não.
      Tem até um vídeo no nosso Youtube mostrando a minha filha, com 2 anos de idade, removendo o adesivo do rack aqui de casa: https://www.youtube.com/watch?v=NqSB96QxJpk

  13. Avatar

    Ola gostaria de entrar em contato com voces. Como faço?
    Possui algum numero de telefone?

    1. Oi José Rodrigo!
      Tudo bem com você?
      Nosso Whatsapp é: (12) 98802-4663

  14. Olá dá para envelopar parede certo?
    Da pra envelopar o chão?
    Aqui é carpete de madeira.
    Pode indicar alguém em Sp? Capital zona oeste

    1. Oi Rosana!
      Tudo bem com você?
      Dá para envelopar o chão sim, ainda mais sendo laminado, pois ele deve ser bem retinho e liso.
      Mas tem que usar materiais apropriados para isso e o ideal é fazer uma avaliação antes.
      Por conta da pandemia, não estamos atendendo SP, mas me manda uma mensagem pelo Whatsapp, que te passo as indicações: (12) 98802-4663
      Abraços,
      Camila

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.