Como a bagunça afeta a sua vida

Conheça 5 impactos da bagunça na sua vida!

Está se sentindo mais desanimado, sem vontade de fazer nada e com a sensação de que está mais estressado do que o normal? Já reparou como anda a organização da sua casa? Saiba que os impactos da bagunça na sua vida podem levar a diversos problemas, que você nem faz ideia.

Aqui no blog, compartilho constantemente como se manter organizado e dos benefícios de manter tudo em ordem, com dicas práticas para cada ambiente. E não é por acaso! Sei muito bem a importância e como isso pode fazer bem em seu dia a dia!

Pensando nisso, vou mostrar os impactos da bagunça, a partir da visão da ciência, para a sua vida. Fique por dentro de como uma bagunça, a princípio inofensiva, pode te afetar e aprenda a evitá-la! Confira:

5 impactos da bagunça em sua vida

1. Dificuldade de concentração

Se você está rodeada de bagunça, todos os itens que estão fora do lugar competem com a sua atenção, diminuindo o seu foco e a capacidade de realizar diferentes atividades. 

Portanto, o ideal é sempre evitar espalhar objetos pela casa, garantindo que tudo esteja em seu devido lugar.

Impactos da bagunça na sua vida

2. Aumento do estresse

Em decorrência da falta de atenção, você passa a se sentir agitada por saber que está com bagunça ao seu redor precisando ser arrumada. Isso vai gerar uma ansiedade que pode aumentar o seu grau de estresse, perda de paciência e descontrole.

3. Redução da qualidade de vida

Se vive em um ambiente desordenado, sentirá vergonha de convidar outras pessoas para visitarem a sua casa. 

Além disso, dependendo do que você está acumulando, até mesmo a sua saúde pode ser afetada. De acordo com uma pesquisa norte-americana do Hygiene Council, 80% das doenças podem ser desencadeadas por questões domésticas. 

Alimentos estragados podem provocar intoxicações estomacais e a falta de controle de outros itens, como maquiagem fora da validade, por exemplo, são capazes de provocar infecções na pele ou na vista.

4. Perda de tempo e, consequentemente, dinheiro

Com a falta de organização, você perde o controle de todos os itens que têm, precisando passar um bom tempo procurando por eles. Além disso, caso não ache, comprará novamente algo que já tem, desperdiçando o seu dinheiro. 

5. Probabilidade de desenvolver depressão

Você deve ter observado que funciona como se uma bola de neve fosse crescendo cada vez mais, já que um sintoma puxa o outro. Com a junção de todos esses fatores, a probabilidade de desenvolver depressão é muito grande.

E sabemos muito bem que não é preciso deixar chegar a esse ponto. Primeiramente, pense em você e cuide da sua saúde mental e física. 

  • Tirou algo do lugar, devolva assim que terminar de usar;
  • Envolva todos os moradores na organização do lar, de modo a não pesar mais pra um do que outro;
  • Crie uma rotina de limpeza e arrumação;
  • Não deixe chegar ao ponto de perder o controle da situação.
Organização deve ser feita por todos

Com planejamento e apoio, é possível evitar os impactos da bagunça em sua vida! Não hesite em envolver todas as pessoas da sua casa, use as ferramentas certas e não cometa erros!

Gostou das dicas do post de hoje? Compartilhe-o em suas redes sociais e divida com seus amigos essas informações!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.