instalar chuveiro

O que você precisa saber para instalar chuveiro?

Você já passou pela seguinte situação: ao abrir o chuveiro, percebeu que ele não esquentava por nada! Ele queimou e vai precisar de um novo! E agora? Será que precisa chamar o eletricista? É possível instalar chuveiro elétrico por conta própria? Saiba que sim!

Preparei um passo a passo prático que você deve seguir para garantir a segurança ao realizar essa tarefa!

Quais ferramentas são necessárias?

  • Chuveiro novo (confira se a voltagem é 110v ou 220v e se sua fiação é compatível com a exigida na descrição da embalagem dele);
  • Conector elétrico;
  • Fita veda-rosca;
  • Chave teste;
  • Chave de fenda ou philips.
Conector elétrico para chuveiro

Como instalar chuveiro?

Agora chegou a hora de conferir o passo a passo de como instalar chuveiro! Confira a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto:

1) Você deve desligar a eletricidade na caixa de disjuntores. Se tiver dúvidas quanto ao disjuntor correto, desligue todos, incluindo o geral.

Trocar um chuveiro com segurança

2) Você deve desligar o registro de água do chuveiro, para garantir que não cairá água em você ao tirar o registro do cano.

3) Para ter certeza de que não há risco de choque elétrico, utilize a chave teste no conetor de eletricidade do chuveiro para ver se não continua passando corrente elétrica por ali.

4) Retire o antigo chuveiro. Comece soltando os fios elétrico do chuveiro do conector elétrico (mais conhecido como dadinho).

Instalar chuveiro elétrico

Depois de soltar os fios elétricos com a ajuda de uma chave de fenda ou philips, você irá tirar o chuveiro do cano de água.

Evite fazer muita força ao retirar o chuveiro. Assim, evitará danificar o cano ao qual está atrelado.

Limpe bem o cano de saída de água, tendo certeza de que a fita veda rosca antiga ou qualquer outra sujeira não prejudiquem a nova conexão.

5) Agora é a hora de conectar o novo chuveiro. Passe a fita veda rosca no cano do chuveiro. Entre 12 a 15 voltas é o suficiente. Tome cuidado para ela não acumular em apenas uma parte do cano.

Encaixe a ducha no cano de saída de água da parede. Com cuidado, vá rosqueando até que a parte que sai água do chuveiro fique posicionada para baixo.

6) Em seguida, conecte novamente os cabos de energia e o fio terra. Com o auxílio da chave de fenda ou philips, parafuse-os no conector. Garanta que eles estão bem firmes, pois pode prejudicar o funcionamento do chuveiro e até a queda de energia da casa se ficarem mal encaixados.

7) Acrescente a mangueira do chuveirinho, o suporte de chuveirinho e o chuveirinho.

Parte do chuveiro elétrico

8) Vamos verificar se o funcionamento do chuveiro está adequado. Para isso, abra o registro de água (com a energia desligada) e veja se a água está saindo normalmente por um tempo. Nessa etapa, é importante avaliar se algum tipo de vazamento está sendo provocado. 

Se isso for identificado, feche o registro novamente e verifique a vedação com a fita veda-rosca no cano e se é necessário dar mais alguma volta no chuveiro.

Se não houver vazamento, deixe a água escorrer por mais alguns minutos, de modo que ela passe por toda a tubulação. Além disso, esse é um passo importante, pois auxilia que a resistência do chuveiro não se queime ao religar a energia da casa.

9) Chegou o momento decisivo: confirmar se ele está funcionando com a energia ligada! 

Primeiramente, garanta que o chuveiro está bem fechado. Então, religue a energia da casa e verifique se ele está em pleno funcionamento, tanto na função inverno quanto verão.

Prontinho! Você já pode dizer que instalou por conta própria e — o mais importante — de maneira segura o seu chuveiro!

E se você acha que essa não é uma habilidade que domina, mesmo com as orientação, não tem problema! Que tal entrar em contato comigo e ver como posso te ajudar? 

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Veja também
Deixe um comentário
Camila Dona Ajuda
Sobre a Camila Scotti

Minha história com a organização começou há alguns anos, quando era adolescente e passava as tardes sozinha em casa. 

Comecei a fazer pequenos reparos em casa por conta própria. Minha mãe não se sentia segura em me deixar sozinha com um estranho, enquanto ele executava algum serviço. E muitas foram as vezes em que marcaram e não foram ou até abandonaram o trabalho pela metade.

Foi assim que surgiu a ideia de criar o Dona Ajuda, em que poderia oferecer os meus conhecimentos, prestando um serviço de qualidade, comprometido e seguro para mulheres.

Veja também
Rolar para cima