Descarte adequado de materiais

Como fazer o descarte de materiais de maneira adequada?

Você já reparou na quantidade de lixo que é produzida diariamente apenas na sua casa? E quando algum eletrônico ou eletrodoméstico estraga, você sabe como fazer o descarte de materiais de maneira adequada? Essas são algumas situações corriqueiras e que muitas pessoas apresentam dúvidas.

Quer contribuir para o meio ambiente e aprender como fazer o descarte de materiais de maneira adequada? Confira as dicas que preparei para você:

Por que eliminar adequadamente os materiais e resíduos?

Os impactos do descarte correto dos tipos de lixos são muito grandes no meio ambiente. Dependendo do material que é feito, por exemplo, o solo e lençóis freáticos podem ser contaminados. Além disso, aqueles que são recicláveis podem ganhar um novo uso quando são destinados corretamente. 

Para você ter uma ideia, apenas em 2018 o Brasil produziu 78 milhões de toneladas de lixo e boa parte dele não recebe o devido tratamento.

Como fazer o descarte de materiais?

Materiais eletrônicos

Um celular, a bateria de algum dispositivo ou alguma peça eletrônica. Provavelmente, você já deve ter se perguntado como descartar algum desses elementos. Existem algumas boas práticas para que isso seja feito.

Qualquer material eletrônico deve sempre ser separado dos demais tipos de lixo, para que não haja algum tipo de contaminação. Além disso, o descarte deles deve ser diferente do lixo orgânico.

Primeiramente, se o objeto não estiver mais funcionando, o ideal é que você entre em contato com a prefeitura da sua cidade e veja se eles apresentam alguma política de coleta e descarte de materiais eletrônicos. 

Em muitas cidades há galpões que recebem esse tipo de resíduo e dão a ele o devido fim. Caso não tenha essa possibilidade, pesquise por empresas especializadas, de reciclagem ou em universidades, que podem adotar os materiais em estudos. 

Quando ele ainda estiver em condições de uso, em vez de descartá-lo uma possibilidade é doá-lo a alguém que poderá reutilizá-lo.

Descarte adequado de materiais

Pilhas e baterias

No caso de pilhas e baterias, a própria fabricante costuma receber de volta os materiais. O correto descarte é de grande importância, pois são elementos tóxicos que, caso estourem ou vazem, podem contaminar e até mesmo provocar chamas.

Materiais de construção

Adoramos quando a reforma chega ao fim e a nossa casa está do jeitinho que a gente queria, não é mesmo? Mas e durante a transformação? Muitos são os entulhos produzidos e é preciso eliminá-los corretamente!

Procure separar materiais diferentes e ver o que pode ser reaproveitado. É indicado contratar o serviço de uma empresa de aluguel de caçambas licenciada e que descarte adequadamente todo o material recolhido.

Descarte adequado de materiais

Eletrodomésticos

Assim como acontece com os lixos eletrônicos, o descarte de eletrodomésticos também deve ser feito de maneira específica e planejada.

Quando estiverem em bom estado, sempre considere a possibilidade de doar os objetos para ONGs e instituições, que o receberão de bom grado. Quando já estiverem estragados ou quebrados, mantenha peças pontiagudas ou cortantes bem embaladas, garantindo a segurança de quem for manusear o material.

Verifique se em sua cidade há pontos de coleta de lixo eletrônico ou se há um aterro sanitário preparado para lidar com esse tipo de resíduo.

Muitas prefeituras contam com o serviço de descarte de materiais, independentemente de serem eletrônicos e entulhos, por exemplo. Algumas disponibilizam um ponto de entrega ou buscam os itens na sua própria casa. Entre em contato com a da sua cidade e veja como receber esse auxílio.

Alguns fabricantes também possuem serviços de coleta, assim como as assistências técnicas.

Viu só como atitudes simples podem ser bastante benéficas para o meio ambiente? Deixe nos comentários o que você já faz para garantir o adequado descarte de materiais!

Você já fazia o descarte de forma adequada?

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Veja também
Deixe um comentário
Camila Dona Ajuda
Sobre a Camila Scotti

Minha história com a organização começou há alguns anos, quando era adolescente e passava as tardes sozinha em casa. 

Comecei a fazer pequenos reparos em casa por conta própria. Minha mãe não se sentia segura em me deixar sozinha com um estranho, enquanto ele executava algum serviço. E muitas foram as vezes em que marcaram e não foram ou até abandonaram o trabalho pela metade.

Foi assim que surgiu a ideia de criar o Dona Ajuda, em que poderia oferecer os meus conhecimentos, prestando um serviço de qualidade, comprometido e seguro para mulheres.

Veja também
Rolar para cima