Em muitos dos condomínios que eu entro para realizar os serviços da Dona Ajuda, escuto dos clientes diversas reclamações sobre a falta de isolamento acústico de seus imóveis, principalmente nas construções mais novas e em apartamentos.
Por isso, no post de hoje, resolvi ajuda-los de alguma forma, dando dicas de como melhorar o isolamento do seu apartamento, para tentar amenizar as queixas sobre o barulho que vem das outras unidades.
Por onde começar o isolamento acústico?
A primeira coisa que você precisa fazer é identificar de onde vem os barulhos que mais te incomodam. Será que são do apartamento de cima, de baixo, do lado ou até que vem da área externa do prédio?
Em alguns lugares, apesar de o barulho parecer vir na unidade grudada a nossa, por incrível que pareça, pode vir até de outros andares ou de construções e áreas públicas ao redor.
Como lidar com barulhos externos?
Se os ruídos forem externos, você pode optar por cortinas mais grossas e com mais de uma camada, para amenizar a propagação do som.
Uma outra dica, porém mais cara é vedar as janelas. Você pode optar por caixilhos acústicos, feitos de alumínio ou PVC. Os vidros duplos ou triplos também auxiliam nessa tarefa.
Por último, portas de madeira maciça também ajuda a barras os ruídos.
Vizinho de cima dando festa?
Se o pé direito não for muito baixo, vale a pena investir em forros de isolamento acústico para o teto.
Se a sua casa não tem laje, use manta acústica entre a telha e o forro para diminuir o som. Forro acústico de madeira ou de gesso triplo também são uma boa ideia.
Conversas do vizinho do lado
Aplicar adesivo vinílico nas paredes ajuda com o isolamento acústico, assim como o térmico. Quanto mais grosso, melhor o resultado. O mesmo vale para papéis de parede.
Peças de decoração nas paredes, que sejam feitas de tecido são boas para amortecer o som.
Se o barulho for muito alto, investir em placas de lãs de rocha, painéis de madeira e placas de gesso acartonado ajudam muito.
E se o barulho vem de baixo?
Use e abuse dos pisos vinílicos! São os melhores no quesito conforto termo-acústico. Além de serem fáceis de limpar.
Se o seu imóvel tem piso frio, opte por colocar móveis que sejam bem próximos ao chão e tapetes felpudos (os que são mais lisos e duros, não absorvem tão bem o som).
É claro que uma conversa amigável com o seu vizinho também pode ajudar muito! Pois nem sempre temos ideia de como os nossos costumes podem ser barulhentos para os outros.
Espero que o isolamento acústico do seu imóvel possa ser solucionado com essas dicas simples!
Beijos e abraços,
Camy Scotti