como desapegar de objetos

Como desapegar de objetos da casa com facilidade? (Parte 2)

Itens que não funcionam, objetos que não combinam mais com o seu lar e peças que não usa há muito tempo. Você já aprendeu a como avaliar quais objetos desapegar na primeira parte do post. Hoje, eu trouxe mais algumas sugestões de como fazer isso com facilidade e sem dor na consciência. 

5 dicas para desapegar de objetos 

1. Separe para doação

Crie o hábito de separar itens para doação pelo menos duas vezes por ano. Uma boa prática é fazer isso após o verão e inverno, estações do ano mais marcantes. Assim, consegue observar se usou ou não determinada peça.

Além disso, pense no quanto algo que está em bom estado, e que você já não utiliza, pode fazer a diferença na vida de outra pessoa.

Para facilitar, separe em sacolas as diferentes categorias:

  • roupas e sapatos de mulher, homem e criança;
  • maquiagem e acessórios;
  • brinquedos;
  • utensílios de cozinha;
  • itens de decoração;
  • roupas de cama e banho etc.

Você pode procurar por instituições que estão aceitando doações e ainda fazer uma boa ação!

2. Veja quantas unidades você têm de um mesmo objeto

Será que você precisa mesmo ter 5 pares de sapato preto? Ou quantos itens da cozinha você tem repetido e realmente utiliza no dia a dia? Uma forma de verificar se está acumulando e precisa desapegar de objetos é contar quantas unidades você tem de um mesmo item. 

Guarde o que realmente usa, separe o que está em bom estado e pode ser doado e o que não está funcionando e deve ser descartado.

3. Compre apenas se sair algo do armário para substituir

Uma forma de evitar ter muita coisa em casa é só comprar algo novo se um item antigo sair do armário, seja para ser doado ou jogar fora. E isso não é algo exclusivo para o seu guarda-roupa! Itens de cozinha, de decoração, alimentos e o que mais tiver o costume de comprar. 

4. Organize a sua casa com frequência

Você tem maior noção do que está usando ou não quando mantém todos os ambientes do seu lar organizados e com tudo no lugar. Se costuma fazer arrumações e colocar em ordem as gavetas e armários com certa periodicidade, identifica com maior clareza o que deve desapegar.

Procure fazer uma boa vasculhada em todos os ambientes a cada seis meses, retirando tudo do armário e reorganizando a disposição dos objetos.

5. Evite comprar algo que você possa precisar um dia

Quem nunca comprou algo com o pensamento de que pode ser necessário no futuro, não é mesmo? E por mais que talvez você até dê um uso para aquele item, pode ser que ele fique parado na gaveta por muito tempo, ocupando espaço.

Verifique se não existe a possibilidade de pegar emprestado ou alugar quando necessário.

Viu só como com dicas simples e práticas é possível desapegar de objetos com facilidade? Como você pode perceber, talvez muito deles já estavam parados há algum tempo e poderiam ter um novo uso nas mãos de outra pessoa.

Agora que você já se sente preparado para desapegar de objetos com facilidade, compartilhe este post em suas redes sociais e divida com os seus amigos essas sugestões!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.