Itens que não funcionam, objetos que não combinam mais com o seu lar e peças que não usa há muito tempo. Você já aprendeu a como avaliar quais objetos desapegar na primeira parte do post. Hoje, eu trouxe mais algumas sugestões de como fazer isso com facilidade e sem dor na consciência.
5 dicas para desapegar de objetos
1. Separe para doação
Crie o hábito de separar itens para doação pelo menos duas vezes por ano. Uma boa prática é fazer isso após o verão e inverno, estações do ano mais marcantes. Assim, consegue observar se usou ou não determinada peça.
Além disso, pense no quanto algo que está em bom estado, e que você já não utiliza, pode fazer a diferença na vida de outra pessoa.
Para facilitar, separe em sacolas as diferentes categorias:
- roupas e sapatos de mulher, homem e criança;
- maquiagem e acessórios;
- brinquedos;
- utensílios de cozinha;
- itens de decoração;
- roupas de cama e banho etc.
Você pode procurar por instituições que estão aceitando doações e ainda fazer uma boa ação!
2. Veja quantas unidades você têm de um mesmo objeto
Será que você precisa mesmo ter 5 pares de sapato preto? Ou quantos itens da cozinha você tem repetido e realmente utiliza no dia a dia? Uma forma de verificar se está acumulando e precisa desapegar de objetos é contar quantas unidades você tem de um mesmo item.
Guarde o que realmente usa, separe o que está em bom estado e pode ser doado e o que não está funcionando e deve ser descartado.
3. Compre apenas se sair algo do armário para substituir
Uma forma de evitar ter muita coisa em casa é só comprar algo novo se um item antigo sair do armário, seja para ser doado ou jogar fora. E isso não é algo exclusivo para o seu guarda-roupa! Itens de cozinha, de decoração, alimentos e o que mais tiver o costume de comprar.
4. Organize a sua casa com frequência
Você tem maior noção do que está usando ou não quando mantém todos os ambientes do seu lar organizados e com tudo no lugar. Se costuma fazer arrumações e colocar em ordem as gavetas e armários com certa periodicidade, identifica com maior clareza o que deve desapegar.
Procure fazer uma boa vasculhada em todos os ambientes a cada seis meses, retirando tudo do armário e reorganizando a disposição dos objetos.
5. Evite comprar algo que você possa precisar um dia
Quem nunca comprou algo com o pensamento de que pode ser necessário no futuro, não é mesmo? E por mais que talvez você até dê um uso para aquele item, pode ser que ele fique parado na gaveta por muito tempo, ocupando espaço.
Verifique se não existe a possibilidade de pegar emprestado ou alugar quando necessário.
Viu só como com dicas simples e práticas é possível desapegar de objetos com facilidade? Como você pode perceber, talvez muito deles já estavam parados há algum tempo e poderiam ter um novo uso nas mãos de outra pessoa.
Agora que você já se sente preparado para desapegar de objetos com facilidade, compartilhe este post em suas redes sociais e divida com os seus amigos essas sugestões!
Beijos e abraços,
Camy Scotti