Roupas organizadas

Como desapegar de objetos da casa com facilidade? (Parte 01)

Muitas são as coisas que vamos acumulando ao longo da vida. Seja porque compramos ou porque ganhamos de presente. Quando nos casamos, a quantidade de itens aumenta ainda mais, já que você tem as suas coisas, o parceiro as dele, os filhos juntam outras, e assim por diante.

Mas como distinguir o que a gente realmente gosta daquilo que não deveria ser guardado? Se você já parou para observar a sua casa e percebeu que tem dificuldade para desapegar de objetos, este post é para você! Nele, compartilho algumas dicas que vão fazer a diferença no seu dia a dia. Acompanhe!

Desapegar de objetos: 5 dicas de como decidir o que tirar de casa

1. Objetos que não usa há algum tempo

Uma excelente forma de observar o que pode estar acumulando na sua casa é analisar o que você não usa há um certo tempo. Será que você realmente precisa daquele objeto ou poderia desapegar dele?

Usemos como exemplo uma blusa que você comprou e nunca usou, seja porque não te serviu na hora ou porque ainda não está na estação correta. Se passar pelo menos seis meses e, mesmo assim, você não usá-la, é hora de dar adeus a ela. 

Como desapegar de objetos, como aquela blusa que você nunca usou

2. Itens que não são necessários

É muito comum comprar algo por achar que ele terá utilidade algum dia, mas essa data nunca chega e ele fica eternamente guardado nas gavetas do seu lar. Portanto, o ideal é que você apenas compre um item se estiver precisando dele ou se for para substituir algo que você tem e não está em bom estado.

3. Utensílios que não apresentam um significado

Você não precisa abrir mão de um objeto que tem uma história, como algo que era da sua avó ou o primeiro presente que trocou com o parceiro. No entanto, analise quanta coisa tem em sua casa e que não apresenta nenhum tipo de significado para você, ocupando espaço e dificultando a limpeza? 

Tenho certeza de que você vai identificar bastante coisa quando fizer esse exercício em sua casa.

4. Peças que não combinam com o seu lar

É comum que ao longo da vida você vá adaptando a decoração dos ambientes do seu lar. Com isso, os estilos vão mudando e muitas peças decorativas vão sendo substituídas. Porém, sempre sobra algo porque você teve dó de doar e ele continua no ambiente, apesar de já não combinar com ele.

Passe, portanto, de cômodo em cômodo e verifique qualquer item que não faça mais sentido de estar nele. Se não puder ser movido para um outro espaço, talvez seja a hora de desapegar desses objetos.

5. Coisas que não funcionam mais

Certamente, tem alguma coisa na sua casa que não está funcionando, mas você pretende levá-la para arrumar em algum momento, não é mesmo? O problema é que, dificilmente, você fará isso e, provavelmente, o conserto pode sair mais caro do que adquirir um novo. Se o objeto já tiver perdido a garantia, não exite em dar o devido descarte a ele.

Como desapegar de objetos que não funcionam mais

Já se sente mais preparado para desapegar de objetos? As dicas eram tantas e tão boas que decidi dividir este post em 2! 

Acompanhe o blog e as minhas redes sociais para conferir a segunda parte de como desapegar de objetos com facilidade! Estou no Pinterest, Instagram, Facebook e YouTube!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.