Como decorar sua varanda

Como decorar a varanda?

Se tem um espaço da casa que nem sempre recebe a devida atenção é a varanda. Independentemente do tamanho, como decorar a varanda deixa as pessoas confusas e pode proporcionar mais conforto e utilidade.

O importante é tornar o cômodo funcional e de acordo com as necessidades dos moradores do apê! Já pensou em torná-la o cantinho da leitura ou o local em que os filhos poderão brincar e espalhar os brinquedos tranquilamente

varanda decorada com canto para leitura

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura! Vamos hoje pensar em como transformar e decorar a sua varanda! Confira:

Aprenda a decorar varanda e a deixe incrível

Saiba aproveitar o espaço

Das pequenas até as mais espaçosas, a regra de ouro da decoração e do planejamento de um cômodo é ser capaz de aproveitar cada centímetro de maneira inteligente.

Portanto, avalie o que você tem disponível, o que poderia ser adaptado e ganhar nova utilidade. Em varandas pequenas, por exemplo, o jardim vertical pode ser uma excelente pedida, assim como investir em um mobiliário adaptado.

Jardim vertical para espaços pequenos

Outra solução muito adotada é tornar a varanda uma extensão da sala de estar, criando uma sensação de amplitude.

Defina uma utilidade para o ambiente

Ter uma definição do “tema” para o ambiente também é essencial na hora de planejar e decorar a varanda. Cabe a você estabelecer o que vai de encontro às suas necessidades e a realidade do espaço.

São inúmeras as possibilidades, como espaço de relaxamento, área de brincadeira das crianças, ambiente gourmet com churrasqueira, cantinho do café, e por aí vai.

Área gourmet na varanda

A escolha do modo como o espaço vai ser utilizado influenciará na decoração, na escolha do mobiliário e revestimentos. Móveis sob medida, por exemplo, auxiliam a fazer um bom uso de um espaço. 

Contar com o olhar de um arquiteto pode ser uma boa opção, já que ele tem o olhar treinado para isso!

Garanta a segurança

Primeiramente, pense nos moradores da casa e que usarão o espaço com maior frequência. Em apartamentos com crianças, idosos ou animais, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. 

Dentre as iniciativas recomendadas, estão colocar tela, tomar cuidado com objetos e móveis com áreas pontiagudas e até mesmo o tipo de piso e revestimentos que serão utilizados, de modo a evitar quedas e acidentes.

Leve em consideração o quanto pode investir

Não é preciso um grande investimento para decorar a sua varanda. É claro que, se você quiser reformá-la e adaptar melhor o espaço, a transformação será ainda maior.

Mas é possível dar uma cara nova a ela gastando pouco. O jardim vertical que já comentei é uma opção barata e que contribui para a ornamentação do espaço. Além disso, você pode reaproveitar móveis e objetos que já tem em casa, investir em DIY e itens reciclados.

Um DIY pode deixar seu ambiente mais agradável

Viu só como algumas dicas práticas podem ajudá-la a aproveitar melhor um espaço que pode estar desperdiçado em sua casa? 

Faça um planejamento e anote tudo o que gostaria de fazer para decorar a sua varanda! Assim, poderá colocar a mão na massa sabendo o objetivo que deseja!

Compartilhe este post em suas redes sociais e divida com seus amigos as dicas!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.