Se tem um espaço da casa que nem sempre recebe a devida atenção é a varanda. Independentemente do tamanho, como decorar a varanda deixa as pessoas confusas e pode proporcionar mais conforto e utilidade.
O importante é tornar o cômodo funcional e de acordo com as necessidades dos moradores do apê! Já pensou em torná-la o cantinho da leitura ou o local em que os filhos poderão brincar e espalhar os brinquedos tranquilamente?
Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura! Vamos hoje pensar em como transformar e decorar a sua varanda! Confira:
Aprenda a decorar varanda e a deixe incrível
Saiba aproveitar o espaço
Das pequenas até as mais espaçosas, a regra de ouro da decoração e do planejamento de um cômodo é ser capaz de aproveitar cada centímetro de maneira inteligente.
Portanto, avalie o que você tem disponível, o que poderia ser adaptado e ganhar nova utilidade. Em varandas pequenas, por exemplo, o jardim vertical pode ser uma excelente pedida, assim como investir em um mobiliário adaptado.
Outra solução muito adotada é tornar a varanda uma extensão da sala de estar, criando uma sensação de amplitude.
Defina uma utilidade para o ambiente
Ter uma definição do “tema” para o ambiente também é essencial na hora de planejar e decorar a varanda. Cabe a você estabelecer o que vai de encontro às suas necessidades e a realidade do espaço.
São inúmeras as possibilidades, como espaço de relaxamento, área de brincadeira das crianças, ambiente gourmet com churrasqueira, cantinho do café, e por aí vai.
A escolha do modo como o espaço vai ser utilizado influenciará na decoração, na escolha do mobiliário e revestimentos. Móveis sob medida, por exemplo, auxiliam a fazer um bom uso de um espaço.
Contar com o olhar de um arquiteto pode ser uma boa opção, já que ele tem o olhar treinado para isso!
Garanta a segurança
Primeiramente, pense nos moradores da casa e que usarão o espaço com maior frequência. Em apartamentos com crianças, idosos ou animais, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.
Dentre as iniciativas recomendadas, estão colocar tela, tomar cuidado com objetos e móveis com áreas pontiagudas e até mesmo o tipo de piso e revestimentos que serão utilizados, de modo a evitar quedas e acidentes.
Leve em consideração o quanto pode investir
Não é preciso um grande investimento para decorar a sua varanda. É claro que, se você quiser reformá-la e adaptar melhor o espaço, a transformação será ainda maior.
Mas é possível dar uma cara nova a ela gastando pouco. O jardim vertical que já comentei é uma opção barata e que contribui para a ornamentação do espaço. Além disso, você pode reaproveitar móveis e objetos que já tem em casa, investir em DIY e itens reciclados.
Viu só como algumas dicas práticas podem ajudá-la a aproveitar melhor um espaço que pode estar desperdiçado em sua casa?
Faça um planejamento e anote tudo o que gostaria de fazer para decorar a sua varanda! Assim, poderá colocar a mão na massa sabendo o objetivo que deseja!
Compartilhe este post em suas redes sociais e divida com seus amigos as dicas!
Beijos e abraços,
Camy Scotti