Brincadeiras para fazer em casa

Brincadeiras para fazer em casa: 6 dicas de atividades para fazer com os filhos!

Há muitos dias dentro de casa, a criançada já deve estar com a energia acumulada, não é mesmo? Independentemente do seu filho já estar com aulas a distância ou não, como garantir que eles tenham outras atividades para realizar ao longo do dia?

Se você está precisando quebrar a cabeça e se desdobrar para pensar em novas brincadeiras para fazer em casa com as crianças, este post é para você! Preparei algumas dicas bem bacanas!

6 brincadeiras para fazer em casa com crianças

Na hora de brincar com os filhos é preciso bastante criatividade! Na lista que preparei, resgatei até aquelas brincadeiras comuns de quando éramos crianças! Aproveite e conte histórias e divida momentos incríveis com os filhos.

1. Cabaninha

A cabaninha é uma excelente forma de reproduzir dentro de casa uma atividade que normalmente acontece ao ar livre. Se você não tiver uma, pode transformar a construção em uma aventura.

Reúna os filhos e façam a cabaninha com lençóis e as cadeiras da sala, por exemplo. A atividade pode fazer parte de uma noite do pijama, em que vocês verão filmes e comerão lanchinhos gostosos.

2. Cinco Marias

Essa brincadeira pode até ser um DYI. Primeiro, pegue um tecido e faça um saquinho (você pode amarrar com uma fita ou costurá-lo). Antes de fechar, adicione arroz ou areia. Faça uns 5 saquinhos para a brincadeira ser mais divertida.

A criança deve jogar para o alto um saquinho e, antes que ele cair, pegar outro e também jogar. Ela deve ir avançando e aumentando a quantidade de saquinhos “no ar”. Essa é uma forma de desenvolver as habilidades motoras e cognitivas dos filhos.

3. Boliche

Guarde por alguns dias garrafas pet. Você e seus filhos podem decorar a garrafa com fitas adesivas, tinta ou o que mais tiver em casa. Também precisará fazer uma bola de meias velhas, para derrubar as garrafas.

Assim que tiver todos os itens, posicione as garrafas em uma área que não tenha nada de quebrar e que a criança possa jogar sem medo a bola de meia para tentar derrubar as garrafas.

4. Batata quente

Sabe a bola de meia da atividade anterior? Ela também pode ser usada nessa atividade. Chame todos os membros da casa e sentem-se em uma roda. Coloque no timer do celular ou relógio. 15 segundos. A bola de meia deve ser passada de mão em mão até terminar o tempo. Perde quem estiver com a bola de meia na mão.

5. Morto-vivo

Outra brincadeira para fazer em casa é a atividade morto-vivo. Com ela a criança se exercita e se diverte de maneira bem simples e prática.

Todas as vezes que você disser morto, a criança deve agachar. Já quando falar vivo, ela precisa se levantar rapidamente. Vá acelerando e brincando com os sentidos da criança.

6. Ajuda na cozinha

Que tal incluir o pequeno em alguma atividade mais simples da cozinha? Ele pode ajudar ao separar os ingredientes, pegar algo na geladeira, mexer alguma mistura. Essa é uma forma de incentivar a participação deles e fazer com que se sintam parte da rotina da casa.

Procure também receitinhas fáceis e que não precisam ir ao fogo. E se tiver que cortar algo com a faca, explique que essas são tarefas da mamãe ou do papai.

Viu só como é possível aguçar a criatividade e entreter os pequenos com algumas brincadeiras para fazer em casa? Esse tempo com os filhos é muito importante para eles, tanto para gastarem a energia quanto para estreitar os laços.

Quer mais possibilidades de atividades para fazer com os filhos? Veja este post com outras dicas!

Me conte aqui nos comentários que outras brincadeiras vocês tem feito em casa.

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.