Biofilia - ter plantas em casa é bom

Biofilia – ter plantas em casa é bom!

Você sabia? Ter plantas em casa te transforma em uma pessoa melhor!

 

Você já ouviu falar em biofilia? O termo, que pode parecer estranho, foi popularizado pelo ecólogo americano Edward O. Wilson em seu livro de mesmo nome publicado em 1984.“Biofilia” vem do grego bios, que significa vida e philia, que significa amor, afeição ou necessidade de satisfação. Ao pé da letra, biofilia é o amor pela vida.

 

O Psicanalista alemão, Erich Fromm, foi o primeiro a utilizar esse termo, para descrever a orientação psicológica de atração por tudo que é vivo e vital. Sabe aquela vontade de ficar pertinho de bebês, filhotes e lugares com natureza? Pois é, é isso! Rs.

Resumindo, Biofilia é um termo que compreende uma perspectiva científica, da atração pela natureza como um principio evolutivo, mas também tem forte caráter filosófico.  

De acordo com Edward essa condição é algo da nossa própria natureza psíquica e que garante que saibamos cuidar bem uns dos outros e do meio ambiente como uma forma de nos mantermos vivos. É um mecanismo do instinto de sobrevivência.

 

Porém, não moramos mais em vilas e a grande maioria encontra-se em apartamentos, não é mesmo? Então, de acordo com esse estudo, quanto mais nos afastamos da natureza, mas egoístas ficamos e mais vulneráveis à extinção, uau né?

Já que deixamos de valorizar as relações pessoais, o cuidado real com as crianças e a nossa relação com a natureza também, sendo exatamente elas as responsáveis pela sobrevivência da nossa espécie.

 

Então, uma forma de manter esse mecanismo ativo e estimular seu afeto por tudo que é vivo é estar o mais próxima possível de plantas, animais e pessoas!

 

Ano passado surgiu o conceito Urban Jungle, inspirado naquela sua amiga ou em você mesma, a “louca das plantas”, sabe? Bem aquele ditado, os humilhados serão exaltados! Chegou a hora da louca das plantas parar de ter vergonha de pedir mudinhas para todo mundo que conhece e ficar orgulhosa por ter se adiantado na tendência de decoração do momento, rsrs.

Urban Jungle é o nome dado para ambientes decorados, onde as plantas são o destaque! Confira algumas inspirações e já pode avisar todo mundo que no próximo jantar na sua casa é para levar um vinho e uma muda!

 

Clique nas fotos da galeria para ver essas ideias incríveis!

 

 

 

Espero que gostem das ideias e que ter plantas em casa te transforme em uma pessoa melhor!! 

 E se precisar de mais dicas de decoração, veja outras matérias no blog, clicando aqui!

 

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Algumas fotos foram tiradas do Pinterest ou do Google. Caso a foto que aparece aqui seja sua, me avise, para que eu possa dar o devido crédito.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.