Sempre que vamos pensar na decoração da nossa casa, queremos garantir que ela seja um reflexo da nossa personalidade, não é mesmo? Mas, às vezes, na vontade de contemplar tudo o que gostamos ou todos os estilos que nos identificamos, acabamos cometendo alguns erros de decoração.
A ideia para este post é identificar os erros mais cometidos e te ajudar a evitar cometê-los. Pronta? Então, venha descobrir quais são eles!
Quais erros de decoração ficar de olho para não cometer?
1. Não ter as medidas exatas
Para que o ambiente tenha a decoração correta e proporcione aos moradores bem-estar é importante que possibilite a adequada locomoção no ambiente. Não se esqueça de medir o quanto de espaço tem disponível.
Assim, na hora que for escolher os móveis e a decoração, comprará os itens no tamanho adequado para o que você precisa. Imagina comprar um sofá, sem nem ao menos verificar as medidas, e perceber apenas na entrega que ele não vai caber?
2. Não ter um planejamento
A falta de planejamento é um dos principais motivos para o erro anterior. Como você não definiu um estilo de decoração ou mesmo não pensou no que deveria ter naquele cômodo, foi juntando tudo o que tinha e que poderia fazer sentido ali.
É importante que você trace um planejamento e leve em consideração os aspectos da primeira dica, assim não cometerá este erro aqui também.
3. Encher o ambiente com informações diferentes
Esse é um erro clássico e que podemos até não perceber de início. São tantas as possibilidades e artefatos decorativos que gostamos que acabamos acumulando muitas informações e objetos em excesso em um mesmo espaço.
Portanto, na hora de decorar um cômodo, pense com cuidado em tudo que vai colocar nele, no espaço disponível, se as pessoas poderão se locomover com facilidade e se itens de decoração não estão competindo pela atenção.
Em um ambiente como os escritórios, por exemplo, que requerem maior atenção, a chance de perder o foco com muita informação é bem maior.
4. Permitir que as cores entrem em conflito
A cromoterapia é uma terapia alternativa que permite usar os pontos fortes das cores em benefício das nossas próprias sensações.
Se as cores “entram em conflito”, você não só não aproveita as vibrações proporcionadas como também pode sofrer com efeito contrário.
5. Não pensar na iluminação
Pensar na iluminação ajuda a valorizar o cômodo, proporcionar sensação de amplitude e iluminação. Não só a natural como a artificial devem ser planejadas e usadas da melhor forma possível.
6. Não fazer a devida manutenção
Não adianta ter uma decoração belíssima se você não realiza a devida limpeza e manutenção dos itens e do espaço. Portanto, crie a rotina de limpá-los e de manter a organização em dia.
Agora é com você: avalie todos os cômodos da sua casa e veja se cometeu algum desses erros! Coloque a mão na massa e veja como pode começar a reverter desde já a situação!
Conhece alguém que precisa receber essas dicas? Então, compartilhe este post em suas redes sociais!
Beijos e abraços,
Camy Scotti