6 erros ao organizar a casa

6 erros comuns na organização da casa

Você, assim como eu, gosta de manter o seu lar organizado, com tudo em seu devido lugar, não é mesmo? No entanto, sabia que existem alguns erros na organização da casa que podem atrapalhar essa rotina?

Foi pensando nisso que listei nesse post as 6 falhas mais comuns para que você não as cometa. Continue acompanhando e saiba quais são elas!

6 erros comuns na organização da casa

1. Colocar itens no armário de qualquer forma

Se tem algo que fazemos com certa frequência é tirar do campo de visão algum item ou objeto e guardá-lo de qualquer forma no armário. Assim, ficamos com a sensação de arrumação. 

Essa sensação, porém, só dura até que você abra as portas e veja os itens “escondidos” abarrotados! Seja no quarto, no banheiro ou na cozinha, evite criar esse tipo de hábito, pois ele pode se tornar uma bola de neve e só piorar a situação da bagunça.

2. Ocupar espaços com objetos que não são utilizados

Eu já falei aqui no blog que uma excelente forma de desapegar de objetos é observar o que não está sendo utilizado e está parado em casa.

Esses itens podem estar ocupando um espaço de algo que seria realmente útil ou apenas tornando a organização da casa mais difícil. Portanto, crie a rotina de sempre retirar qualquer coisa que não está sendo utilizada e avalie se pode ser vendido, doado ou se já perdeu a funcionalidade e deve ser descartado — faça isso em todos os cômodos!

3. Não categorizar os diferentes itens nos armários

Ter etiquetado e categorizado os itens de um determinado ambiente ajuda na hora da identificação, pois assim você não perde tempo procurando o que está precisando.

6 erros ao organizar a casa

Isso pode ser feito:

  • na cozinha, com os diferentes alimentos;
  • no escritório, sinalizando os documentos e materiais de papelaria;
  • nos quartos, separando as roupas de frio das de calor ou os brinquedos dos filhos;
  • no banheiro, organizando cada tipo de produto.

Basta usar a criatividade e analisar quais são os objetos da sua casa que podem receber algum tipo de identificação. Isso pode ser bastante útil, também, ao arrumar as coisinhas do bebê, de modo a facilitar o acesso a elas.

4. Organizar um ambiente inteiro de uma só vez

É bem comum acordarmos motivados e prontos para colocar a casa no lugar. O que você não imagina, porém, é que tentar arrumar um cômodo inteiro, de uma vez só, é um dos erros de organização da casa.

Isso porque, dependendo do tamanho dele e da bagunça, pode ser que você fique desmotivado no meio do processo, ainda mais se estiver sozinho. 

6 erros ao organizar a casa

Uma dica interessante é criar uma lista de afazeres para cada ambiente do seu lar. Defina o que deve ser organizado em cada espaço e vá realizando cada atividade aos poucos. Eliminar os itens da lista passa uma sensação de desenvolvimento da tarefa e você se sentirá mais animado.

5. Criar espaços “da bagunça”

Você tem aquele cantinho em que deixa a bagunça escondida, aguardando por um momento para ser levada para o lugar correto? Acabe com ele agora mesmo! Esses espaços só complicam o processo de arrumar o seu lar, assim como falei no primeiro tópico! 

Sempre que for guardar algo, seja uma compra que chegou ou a roupa lavada, por exemplo, faça isso em seu devido lugar.

6. Não tornar um hábito a organização da casa

Por último, a organização do lar deve ser uma atividade frequente. Dessa forma, a tarefa não exige um esforço muito grande e não se torna massante. Tente tornar esse momento o mais leve possível, colocando uma música que você goste ou quem sabe aquele programa de decoração que vá torná-lo mais determinado.

E se você quiser aprender ainda mais dicas de como manter a organização da casa sem erros, com tudo planejado e bem distribuído, entre em contato comigo! Estou à disposição para deixar o seu lar prático para você!

Beijos e abraços,

Camy Scotti

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.